26.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Verão começa oficialmente nesta sexta (21)

Apesar das altas temperaturas já terem sido registradas anteriormente, a estação mais quente do ano começa hoje à noite

Verão é sinônimo de calor, sol, praia e muita diversão. Apesar das altas temperaturas já terem sido registradas pelos institutos de meteorologia, a estação mais quente do ano começa oficialmente nesta sexta-feira (21), a partir das 20h22 (horário de Brasília).

De acordo com a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os próximos três meses devem ser de temperaturas acima da média histórica no Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reiterou a informação. O órgão informou que o Verão se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Por meio de nota, o instituto informou que “devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”.

PREVISÃO

Para os próximos três meses, a previsão para a região Sudeste é de chuva variando de normal a ligeiramente acima do normal em grande parte de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e no centro de São Paulo. No Rio de Janeiro, a chuva deve ficar ligeiramente abaixo do normal.

A previsão é influenciada pelo fenômeno El Niño, que provocará chuvas acima da média na maior parte da região Norte, com exceção do Amazonas; em grande parte do Centro-Oeste (exceto no sul do MS); e em grande parte do Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que o sol predomina no Estado e que a partir da tarde, áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor e da umidade provoca pancada de chuva isolada na região Serrana e nas cidades da região Sul afastadas do litoral. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea.

Na Grande Vitória (ES), poucas nuvens e calor. Não haverá presença de chuvas e o vento será moderado no litoral. A temperatura mínima na região será a mínima de 22 °C e máxima de 34 °C.

CUIDADO COM O CALOR

Com a estação, muitas pessoas vão às praias e passam muito tempo do dia expostas ao sol. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 170 mil novos casos de câncer de pele no Brasil em 2018. O número representa em torno de 30% dos casos de câncer no país. A maioria é do tipo não melanoma, o menos grave.

O diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), Rodrigo Munhoz, explicou que a exposição excessiva ao sol é perigosa e seus efeitos são cumulativos.

Para evitar problemas futuros, oncologistas recomendam algumas medidas, como evitar exposição ao sol nas horas de pico (10h às 16h); usar protetor solar com fator de proteção a partir do 30, e reaplicá-lo a cada duas horas; além de usar métodos de barreira, como guarda-sol, roupa com proteção UV, óculos e chapéu.


leia mais

Seminário de Verão na PIB Praia da Costa, em Vila Velha (ES)
09 a 12 de Janeiro – Jesus Vida Verão 2019

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O drama da volta pra casa: brasileiros em Portugal

Mais de 200 brasileiros estão presos sem poder sair de Portugal. "Só queríamos voltar para o nosso país", disse um dos brasileiros. Saiba mais!

OMS pede que Brasil e outros países avaliem vacinas para novas cepas

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 18, diretores da OMS comentou também sobre as novas variantes do vírus, que podem afetar a eficácia das vacinas. Saiba mais!

Desaparecidos no Brasil: “Não vamos perder mais crianças”

Decreto do governo federal define atribuições na busca dessas pessoas. Ministério da Justiça vai coordenar política nacional do setor. Saiba mais!

A atriz britânica que virou missionária no Brasil

Cally Magalhães no Brasil há mais de 20 anos. Atualmente dirige um ministério de teatro nas prisões do país, para evangelizar os detentos. Conheça essa história!

Reino Unido ameaça prender viajantes que omitirem passagem pelo Brasil

Decisão anterior do governo britânico já previa a obrigatoriedade da apresentação de testes negativos de Covid-19, feitos com até 72h de antecedência. Saiba mais!

Efeito covid-19! Menos nascidos no Brasil

Cartórios brasileiros registraram o menor número de nascimentos em janeiro desde 2002. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!