22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Rute: a superação de uma mulher leal à sogra

Foto: Reprodução

Suzane S. J. Moreira destaca as perdas e os recomeços a partir da conhecida história bíblica, que é rica em práticos ensinamentos

Por Patricia Scott 

Perdas e recomeços fazem parte da vida. Pessoas vão embora, e outras decidem ficar. A Bíblia destaca a história de Rute, que é pontuada por amizade, honra e lealdade a sogra, Noemi. Em apenas quatro capítulos, é possível extrair sábios ensinamentos.

A partir dessa conhecida narrativa bíblia, Suzane S. J. Moreira escreveu o livro “A Vida de Rute”,, lançamento CPAD. A obra conduz a leitora “a enxergar as coisas, as pessoas e o mundo ao redor sob as lentes do céu”, segundo a autora. Ela descreve Rute, a jovem sonhadora, e Noemi, a senhora idosa e viúva. “Ambas com experiências marcantes que vão despertar mudanças em seu coração independentemente de qual seja a sua idade”.

Na visão de Suzane, a principal lição absorvida dessa
pequena narrativa bíblica é que Deus é capaz de reconstruir qualquer coisa, até mesmo quando tudo parece perdido. “Dessa forma, insisto, mergulhe nessa história, conheça os detalhes riquíssimos que o autor inspirado por Deus nos apresenta e descubra como Deus restaurou a vida de Noemi e de sua nora Rute. Talvez você já tenha lido; ainda assim, convido-a a ler novamente e a permitir que o Espírito Santo ilumine sua mente e, como foi comigo, também seja com você: que segredos possam ser desvendados sobre os seus olhos”.

- Continua após a publicidade -

Rute: a superação de uma mulher leal à sogra

O livro de Rute é um dos cinco megillot e é lido no feriado judaico de Shavuot. O livro ocupa um lugar de destaque a ponto de alguns estudiosos chegarem a afirmar que foi através dele que Salomão encontrou inspiração para escrever Provérbios 31.10-31, sobre a mulher virtuosa.

“Ao ler ‘A Vida de Rute’, fui transportado pela delicadeza
e graça que Deus deu à escritora ao tempo dos juízes, e
algumas vezes tive que voltar na leitura dados os pontos
salientados por ela”, escreveu o pastor José Geraldo Lopes, presidente da Igreja Assembleia de Deus –
COMADEMAT (EUA), no prefácio do livro. Ele destaca a reflexão da autora: “Podemos aprender com as atitudes de Rute e, principalmente, pedir a Deus sabedoria para discernir o lugar, sem nos ressentirmos e sem sermos afetadas pelo ambiente. Rute não se ressentia, avançava!”

Sobre a autora
Suzane S. J. Moreira nasceu no pequeno povoado de Santo Antonio, no município de Euclides da Cunha (BA), em 1989. É graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de São Paulo (SP) e em Teologia Elementar pelo Seminário SEIFA. Atualmente, é diretora e professora do curso Teológico Infanto-Juvenil do Instituto Bíblico Único Caminho, na Igreja Assembleia de Deus de Newark (New Jersey, EUA), onde vive com a família. É casada com Márcio e tem uma filha, Zhoe.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -