24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Relatório mostra que apenas 6% dos adultos do Reino Unido se identificam como cristãos praticantes

Cresce o número de evangélicos que não praticam sua fé. Foto: Reprodução

42% se identificam como cristãos não praticantes

Por Lilia Barros

De acordo com a recente pesquisa Talking Jesus, encomendada por cinco organizações cristãs, que ouviu mais de 3 mil adultos do Reino Unido, apenas 6% se identificam como cristãos praticantes, outros 42% se consideram cristãos não praticantes, e um em cada três não cristãos dizem que querem saber mais sobre Jesus Cristo.

O relatório afirma que cerca de 70% daqueles que se identificam como cristãos são britânicos brancos, que representam 83% da população adulta do Reino Unido. E 25% dos que se identificam como cristãos, são de minorias étnicas, e representam apenas 12% da população local.

Outro dado descoberto é que, 4% dos britânicos se identificam como agnósticos e 12% como ateus.

- Continua após a publicidade -

O Premier Christian News citou a pesquisa Talking Jesus, quando ressaltou que em 2015, 68% dos não-cristãos no Reino Unido disseram conhecer alguém que era cristão ativo ou praticante, mas em 2022, isso caiu para 53%.

A pesquisa é realizada a cada cinco anos para ajudar os líderes a crescer a Igreja e adaptar as estratégias de missão, porém a anterior foi elaboada há sete anos, devido à pandemia do COVID-19.

“É uma queda significativa que mostra que nosso alcance diminuiu, e temos menos contato”, disse a Dra. Rachel Jordan-Wolf, diretora executiva da Hope Together, um grupo envolvido na pesquisa.

Ela acrescentou: “Há mais não-cristãos que não conhecem um cristão ativo ou praticante. Então isso é algo realmente para assistir. Pode ser por causa da pandemia, pois nem todos saímos tanto. Mas esses relacionamentos geralmente são significativos, então alguém eles chamam de amigo ou membro da família.

“É um pequeno aviso de que podemos ter de alguma forma reduzido as pessoas com as quais estamos conectados. Então, como igrejas, precisamos olhar para fora e, como indivíduos, precisamos expandir nosso círculo de amizade e ter certeza de que temos ótimas amizades vivificantes com pessoas que ainda não conhecem Jesus.”

O estudo também mostrou que um quarto dos britânicos descreve Jesus como um “ser humano normal” e 33% como um profeta ou líder espiritual, e não Deus.

No entanto, enquanto apenas 6% dos britânicos se identificam como cristãos, a pesquisa revelou que 45% das pessoas acreditam na ressurreição de Jesus e 20% acreditam que Ele é o Filho de Deus.
Além disso, um em cada três não-cristãos queria saber mais sobre Jesus Cristo depois de uma conversa com um cristão, de acordo com a pesquisa.

“É tão encorajador que aumentou. Em 2015, foi um em cada cinco”, disse Jordan-Wolf. “Eu me pergunto se a pandemia e um mundo um pouco mais instável, quando as pessoas não sabem o que está acontecendo, realmente tornou as pessoas mais interessadas na fé, mas torna este um momento ainda mais importante para falarmos sobre nossa fé.”

Questionados sobre onde as pessoas iriam para descobrir sobre a fé cristã, 26% disseram que pesquisariam no Google, 22% disseram que iriam a uma igreja local, 22% disseram que leriam a Bíblia e 15% disseram que falariam com um amigo ou um membro da família que é cristão.

A pesquisa, que também foi apresentada pela Igreja da Inglaterra em seu site , mostrou ainda que 62% dos não-cristãos descrevem os cristãos que conhecem como amigáveis, 50% como atenciosos, 33% como bem-humorados, 32% como generosos, 19% como autêntico.

Os grupos que encomendaram a pesquisa incluíram Alpha, Evangelical Alliance, Luis Palau Association e Kingsgate Community Church.

Com informações CPAD News 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -