24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Problemas intestinais afetam 20% da população mundial

Problemas digestivos podem sinalizar muitas doenças, como gastrite, úlceras, refluxo e até alguns tipos de cânceres

Por Gibran Sassine

Com o ritmo acelerado do dia a dia e a rotina agitada de compromisso, muitos acabam desistindo de priorizar uma alimentação saudável, entre outros hábitos que ajudam a manter a saúde.

No último domingo, 29 de maio, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva, data que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças do aparelho digestivo, além de ressaltar os cuidados necessários para evitar esses problemas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% da população mundial sofrem com algum tipo de problema intestinal e 90% dessas pessoas não procuram orientação médica, preferindo recorrer à automedicação ou até mesmo ignorar os sintomas e não procurar tratamento. Segundo o médico Gibran Sassine, cirurgião do aparelho digestivo, a saúde digestiva está, basicamente, ligada à alimentação e ao estilo de vida. “É fundamental adotar hábitos saudáveis, com boa alimentação, prática de exercícios e exames médicos em dia”.

- Continua após a publicidade -

Problemas digestivos podem sinalizar muitas doenças, como gastrite, úlceras, refluxo e até alguns tipos de cânceres, como de estômago, esôfago e colorretal. De acordo com Sassine, os principais sintomas de disfunções no aparelho digestivo são náuseas, azia, diarreia ou dificuldades para evacuar, dores abdominais, entre outros.

Dicas para manter a saúde digestiva em dia

Adote uma alimentação saudável: Opte por alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Evite aqueles ricos em gordura, açúcar e muito sal, além de café e bebidas alcoólicas em excesso.

Outra dica são os alimentos probióticos, que contêm microrganismos benéficos para o corpo, como iogurte desnatado e kefir.

Beba bastante líquido: além de hidratar o corpo, a água ajuda na dissolução de gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.

Mexa-se: a prática regular de atividade física ajuda a estimular o metabolismo e combater a obesidade, fator de risco para muitas doenças do aparelho digestivo, incluindo o câncer.

Vá ao médico regularmente: mantenha os exames em dia e, ao sentir desconfortos, como azia, queimação e dores abdominais, procure um médico e nunca tome remédio por conta própria.

Não fume: o tabagismo é um fator de risco para diversos tipos de cânceres do aparelho digestivo, como estômago e esôfago, entre outras neoplasias malignas.

Gibran Sassine é médico cirurgião do aparelho digestivo.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas