29.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

5 dicas para influenciar positivamente a carreira dos filhos

“E a mensagem que deixo para meus filhos é que por meio do trabalho podemos mudar o mundo!”, relata a especialista em estratégia de carreira Rebeca Toyama

Por Victor Rodrigues 

Você sabia que os filhos fazem escolhas alinhadas com o que observam sobre seus pais? 

Uma pesquisa realizada pelo instituto ADP Research apontou que quatro em cada cinco brasileiros consideram mudar de emprego. Entre os motivos é a busca por uma melhor qualidade de vida.

O levantamento também apontou que a saúde mental abalada afeta negativamente o trabalho de cerca de 51% dos trabalhadores latino-americanos entrevistados. O Brasil é o país mais afetado na América Latina, seguido pelo Chile, com 49%, e Argentina, com 38%.

Nesse interim, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, explica que muitos profissionais estão infelizes, devido a marcas que carregam da infância. 

- Continua após a publicidade -

Influência familiar 

Desde a infância nossas crenças sobre carreira e dinheiro começam a serem estabelecidas, explica a especialista. Logo, tudo é observado pelos filhos, que carregam essas crenças por toda a vida. 

5 dicas para influenciar positivamente a carreira dos filhos
Rebeca Toyama, especialista em carreira. Foto: Reprodução.

“Muitos profissionais que estão infelizes ou perdidos em suas carreiras trouxeram marcas de sua infância, seja por terem vivenciado a ausência dos pais que buscavam por ascensão profissional ou financeira, ou conviveram com pais estressados por não encontrarem sentido ou propósito em suas carreiras. A forma pela qual a criança internaliza tais vivências influenciará em suas decisões na vida adulta”, revela Rebeca.

Para o produtor de eventos, Luiz Antônio Buozzi, mesmo diante do desafio de educar os filho sozinho, ele pode demonstrar a importância do seu trabalho.  “Consegui também mostrar toda dedicação e a importância do meu trabalho” comenta Buozzi que conta que o amor e a paixão dele pelo trabalho fez a diferença na carreira dos filhos. 

“A minha paixão pelo trabalho eu sempre transmiti para eles, e sempre os aconselhei para trabalharem com o que gostam porque assim nunca iriam trabalhar pensando que seria mais um dia de sacrifício. E assim, vejo que meus filhos se deram bem e sempre buscam ser os melhores no que eles fazem”, conta Luiz. 

Segundo a especialista Rebeca, o exemplo é a melhor maneira de influenciar os filhos. “Quero promover a reflexão sobre qual imagem sobre carreira e propósito estamos deixando para os nossos filhos, porque bons exemplos são um dos melhores legados que podemos deixar para eles. E a mensagem que deixo para meus filhos é que por meio do trabalho podemos mudar o mundo!”, finaliza Toyama.

5 dicas para os pais 

A especialista, Rebeca Toyama, apresenta cinco dicas para os pais influenciarem de maneira positiva a carreira dos filhos: 

  • Conte sobre sua história profissional, seja transparente inclua conquistas e derrotas;
  • Crie espaços de diálogo com seus filhos para falar sobre o futuro profissional, sem gerar expectativas;
  • Ao longo do ano, inclua na programação passeios que ampliem o repertório sobre carreira de seus filhos, lembre-se de adequar o roteiro a idade de cada um deles;
  • Compartilhe com seus filhos assuntos interessantes sobre seu trabalho, estimule que expressem sua curiosidade;
  • Estimule seus filhos a buscar uma carreira que tenha sentido e possa contribuir com um mundo sustentável.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -