28.8 C
Vitória
segunda-feira, 18 março 2024

Pais e filhos: psicólogo revela princípios para uma infância feliz

Foto: DawnyellReese / Pixabay / Reprodução.

No livro “Criação Consciente”, psicólogo especialista em saúde mental infantojuvenil mostra o que o comportamento dos filhos pode revelar

Por Victor Rodrigues

Uma em cada cinco crianças, com até 16 anos, sofre de algum tipo de doença mental incapacitante, número que aumenta conforme a idade avança.

A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), e acendeu um alerta no psicólogo e especialista em saúde mental infantojuvenil Miguel Bunge, por ser esta uma realidade nem sempre percebida por pais e educadores.

Unido ao fato de que nem todos os brasileiros têm condições financeiras de levar os filhos ao psicólogo, Bunge contribui com o lançamento de Criação Consciente.

- Continua após a publicidade -

No livro, teoria e prática passeiam por conceitos da Psicologia para ensinar o leitor a identificar comportamentos incomuns de crianças e adolescentes. Logo depois, identificar as melhores formas de agir, sem causar danos psíquicos que possam refletir na vida adulta.

Pais e filhos: psicólogo revela princípios para uma infância feliz
Livro “Criação Consciente”
do psicólogo Miguel Bunge, pela Editora Casa do Escritor. Foto: Reprodução.

Análise do comportamento 

Todas as orientações são baseadas na Análise do Comportamento, área da ciência natural que procura explicar as formas de agir das pessoas.

Antes de mais nada, a obra é dividida em três partes – teoria, avaliação e plano de ação –, a obra conta com tabelas elaboradas pelo próprio autor, para que seja possível identificar o que há de errado e aplicar técnicas que resultarão na mudança de atitude.

Todo comportamento apresenta três aspectos a serem considerados: duração, isto é, por quanto tempo ele acontece; frequência, a quantidade de vezes que acontece em um determinado período; e, intensidade, a força que tal comportamento demanda do organismo para ser realizado. (Criação Consciente, p. 20). 

Bunge lembra que o comportamento das crianças e adolescentes reflete as transformações típicas da idade. Além disso, elas também podem indicar transtornos como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade.

Neste sentido, Criação Consciente cumpre o papel de difundir informações técnicas em linguagem acessível, e estimula a educação saudável, respeitando as peculiaridades destas duas fases iniciais e determinantes na vida do ser humano.

Sobre o autor

Com dez anos de experiência clínica, Miguel Bunge é psicólogo clínico infantojuvenil e sócio fundador da Comportalmente – plataforma que já formou mais de dois mil psicólogos. Graduou-se pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em 2013, e se especializou em Terapia Comportamental e Cognitiva e Saúde Mental pelo HC-FMUSP, em 2014.

Iniciou a prática profissional como Acompanhante Terapêutico, área em que realizou sua formação pelo Núcleo Paradigma. Hoje atua como psicólogo clínico analista do comportamento, e é referência no atendimento a crianças e adolescentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -