24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

O sábio que pediu conselhos

Será que o tamanho daquilo que você administra e a sua experiência são maiores do que os de Moisés para você desprezar um conselho?

Por Josué Campanhã

Moisés já tinha mais de 80 anos de idade. Havia feito vários cursos superiores e participado da administração do maior império da terra. Tinha larga experiência em Engenharia e Tecnologia. Nessa idade, ele assumiu o governo de uma nação com mais de dois milhões e meio de pessoas.

Alguns problemas do seu dia-a-dia eram: falta de água, falta de comida para o povo, saneamento básico, transporte, brigas entre famílias, disputa de bens e treinamento de líderes para ajudá-lo a administrar aquele povo. Tudo caía sobre ele. O seu local de atendimento vivia cheio de pessoas o tempo todo, e ainda assim ele não dava conta de resolver todos os problemas.

Este personagem se parece um pouco com você? Ele não é nenhum grande chefe de Estado ou primeiro-ministro da atualidade. Este é Moisés, da Bíblia. Viveu há mais de 3.000 anos. Liderava o povo de Israel pelo deserto, e esse peso era muito grande sobre ele.

- Continua após a publicidade -

Entretanto, um dia ele sentiu que não estava dando mais conta das coisas. Apesar de ser sábio, do alto dos seus 80 anos de idade, procurou seu sogro Jetro, para um aconselhamento. O conselho que recebeu de Jetro foi para dividir a carga com outros líderes. No entanto, ele alertou Moisés para escolher pessoas: capazes, tementes a Deus, que tivessem compromisso com a verdade e não fossem avarentas. Essa história está relatada no livro de Êxodo, capítulo 18. A Bíblia diz que Moisés deu ouvidos à voz do seu sogro.

O que se pode aprender de uma história como essa? Primeiro, você nunca é totalmente sábio a ponto de não precisar de conselhos, principalmente quando está na liderança. A pessoa que mais erra é aquela que menos se aconselha.

Em segundo lugar, se você teve coragem para pedir um conselho é porque você anda no caminho da humildade. Os arrogantes sempre acham que sabem tudo. Em terceiro lugar, nunca é tarde para se pedir um conselho. Idade avançada não é certificado de que você parou de errar.

Em quarto lugar, não basta ouvir o conselho, é preciso colocá-lo em pratica. Moisés ouviu seu sogro. Logo quem! O sogro! Ás vezes os melhores conselhos estão onde você não espera encontrá-los. É de pessoas simples que você pode aprender lições preciosas para sua vida e liderança.

Não importa o tamanho daquilo que você administra. Pode ser sua casa, sua igreja, sua empresa ou uma multinacional. Você sempre precisará de conselhos para ser melhor sucedido. Moisés descobriu isso há mais de 3.000 anos cuidando de dois milhões e meio pessoas. Será que o tamanho daquilo que você administra e a sua experiência são maiores do que os de Moisés para você desprezar esse conselho?

Josué Campanhã é empreendedor e reconhecido como um expert em liderança e planejamento. É autor de 17 livros na área. Recebeu o prêmio literário Areté, da ASEC – Associação de Editores Cristãos por quatro vezes, como melhor autor em liderança. Tem formação em administração de empresas, teologia e mestrado em liderança. É atualmente parte da equipe SEPAL, que atua no Brasil e em 14 países.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas