24.2 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

A não naturalização da violência doméstica também é papel da igreja

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Nosso compromisso é uma sociedade sólida e respeitosa, onde agressores e opressores precisam ser punidos e os agredidos amados, protegidos e tratados

Por Jacqueline Moraes

Um dos grandes ícones da música cristã evangélica brasileira a cantora e pastora Cassiane, lançou um clipe pela sua gravadora MK Music intitulado “A VOZ”. A letra da música trata de uma inspiradora e profunda narrativa enaltecendo a voz transformadora do Deus Eterno “… Alfa e ômega rege o universo faz o teu trono em nossos versos breve ressoará…”  preciso frisar meu carinho e admiração por esta cantora que acompanho há quase 30 anos da minha vida na caminhada cristã protestante e não é por acaso que tornou-se uma das maiores (se não a maior) voz pentecostal no país!

A triste e desagradável surpresa fica por conta do clipe da música que desentoa completamente da letra fazendo referência a violência doméstica nesse quesito deixo meu profundo repudio pela construção das cenas do clipe que traz uma mulher silenciada pela tão grande violência física, mental e patrimonial.

Como mulher cristã sei da importância e necessidade de orar, mas um crime precisa ser denunciado e não romantizado, e isto é independente da nossa posição Cristã, precisamos estar atentos ao clamor de uma sociedade doente e oprimida que vive de aparências. Sou ciente que  o poder de Deus é real e de fato tira o pecado do mundo, mas, nossos atos têm consequência “tudo aquilo que o homem plantar ele ceifará”.

A naturalização da violência é um desserviço à sociedade, numa pesquisa alarmante em 2010 o Instituto Mackenzie divulgou sobre a violência doméstica no âmbito cristão constando que cerca de 40% das mulheres que sofrem violência doméstica são de alguma religião. Qual o motivo disso? Questionei-me. Seria por que ao longo dos anos ouvimos as máximas “Ora que melhora” “A mulher sábia edifica sua casa e a tola destrói com suas mãos” “Suporte sua cruz” “Na briga de marido e mulher ninguém mete a colher dentre tantas outras frases proferidas  fora do contexto que nos faz baixar a cabeça as opressões como se este sofrimento fosse obra e graça do Todo Poderoso.

Agenda mulher

Movida pelo desejo de mudança criei dentro do “Agenda mulher” uma parceria com pastoras e líderes evangélicas o projeto “Viver em paz”. Nosso objetivo nesse projeto é tratar dentro da igreja este assunto tão relevante e por anos negligenciado: a violência doméstica. Desenvolvemos cerca de três ações em grupos distintos abordando o assunto de forma respeitosa e direcionada na orientação a estas mulheres.

agenda_mulher
Vice-governadora com pastoras do ES, no projeto “Viver em paz”. Foto: Leandro Braga

A igreja que se propõe envolver-se nesse projeto recebe um título “Viver em paz” como indicador que aquela instituição religiosa está comprometida com a proteção e a conscientização da igualdade de gêneros e repudia toda e qualquer manifestação da violência doméstica, estamos com um grupo de pessoas que saindo da zona de conforto estão confrontando o mundo e se transformando pela renovação do entendimento, a fim de distinguir o que é crime da vontade soberana de Deus.

Nosso compromisso é uma sociedade sólida e respeitosa, onde agressores e opressores precisam ser punidos e os agredidos amados, protegidos e tratados e está  lição foi ensinada pelo maior Mestre de todos os tempos “Deus resiste aos soberbos, e da graça aos humildes” Jesus Cristo.

Jacqueline Moraes é vice governadora do Espírito Santo

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Líder da Missão Praia da Costa, Pastor Simonton Araújo, está na UTI

Pastor Simonton Araújo dirige a Missão Praia da Costa, em Vila Velha (ES), há 24 anos: "Seja feita a vontade do PAI!", escreveu

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Irmão caminhoneiro: “Se 10% deles lerem a Bíblia pra nós já é um ganho”

Membros da igreja presbiteriana de Araguaína, em Tocantins, com o apoio da PM abordaram caminhoneiros nas estradas para entregar kits com álcool em gel, máscaras e panfletos. Confira!

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

“Onde o espírito de Deus está”, com Christine D’Clario

Segundo a artista, música vai abençoar as pessoas que se conectam com Deus. Conheça a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!