27.7 C
Vitória
quinta-feira, 20 janeiro 2022

Incêndio florestal destrói produção de harpas para o Terceiro Templo

Incêndio Florestal em Jerusalém faz com que centenas de pessoas deixem a região - Foto: Ahmad Gharabli/ AFP

Nuvens de fumaça cobriram o céu de Jerusalém. Centenas de moradores de vilarejos das proximidades foram retirados da região

Por Patricia Scott 

Um dos maiores incêndios na história de Israel consumiu cerca de 25.500 hectares de uma floresta perto de Jerusalém, no último domingo (15). Nuvens de fumaça cobriram o céu de Jerusalém. Centenas de moradores de vilarejos das proximidades foram retirados da região. As autoridades israelenses pediram ajuda internacional para combater os focos do  incêndio.

Entre os locais afetados está a oficina de Micah Harari. No local foram produzidas harpas feitas à mão por mais de três décadas. Todas preparadas para o Terceiro Templo. Micah Harari e sua esposa, Shoshana, iniciaram a produção de harpas no início dos anos 1980, com base em pinturas rupestres de 3.000 anos descobertas por arqueólogos em Megido. Eles trouxeram ao mundo, sem saber, um instrumento musical cuja música não era ouvida há 2.000 anos.

O casal trabalha, desde 1987, em parceria com o Instituto do Templo. A organização está localizada na Cidade Velha de Jerusalém e viabiliza a construção e a preparação de harpas necessárias para os tempos futuros. Assim “nasceu” o Projeto Harpa do Templo.

A oficina de harpas, de Micah Harari, foi destruída pelo foto – Foto: King David Harps Jerusalem

Quando Micah viu o fogo se aproximando dos arredores da cidade na noite de domingo, ele foi para a oficina que fica a cerca de 150 metros de sua casa. “Eu estava lutando contra o fogo até a porta”, disse Micah ao Israel365 News e acrescentou: “Eles nos disseram para evacuar. Eu saí correndo, sem carteira nem nada. Ficamos com um amigo em Beit Zayit. Eu só tinha as roupas do corpo. A noite toda fiquei pensando que a casa também seria queimada e que não teríamos mais nada”.

A casa não foi destruída, felizmente, mas a oficina teve perda total. Os Hararis fabricam harpas há cerca de 40 anos, sendo 35 na própria oficina.

“Aproximadamente 25 harpas, que foram completadas, foram destruídas. Outras 10 ou 15 que foram pagas e comissionadas — que estavam em estágios de conclusão — se foram. Eu tinha uma harpa que fiz especialmente para minha esposa”, contou Micah, que revelou: “Essa é agora a última harpa do Templo que temos.”

Harari planeja reconstruir a oficina, mas, por momento, não será possível por falta de recurso. “A fabricação de harpa é uma habilidade especializada que não é tão comum. Não sei quando ou se conseguirei trazer isso de volta”, lamentou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se