back to top
27.9 C
Vitória
sábado, 22 junho 2024

Igrejas ficam debaixo d’água após chuvas no Sul do Espírito Santo

A Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira de Mimoso do Sul foi uma das atingidas pelas forte chuvas. Foto: Divulgação

As fortes chuvas que atingiram o Sul do ES neste final de semana trouxeram prejuízos também para as igrejas da região. Pastores e líderes já iniciaram campanha para ajudar

Por Cristiano Stefenoni

A destruição causada pelas fortes chuvas no Sul do Espírito Santo também atingiu algumas igrejas da região. Equipamentos de áudio e vídeo, instrumentos musicais, mobiliário, até veículos utilizados pelos templos, enfim, tudo foi perdido. Além disso, a lama que atingiu até o teto desses locais não só exigirá dias de limpeza como uma readequação na realização dos cultos.

Segundo o presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira de Mimoso do Sul, uma das mais antigas e tradicionais do Estado, pastor Edivaldo dos Santos, a situação das igrejas na região é caótica.

“A situação aqui é caótica, muito difícil. Em nossa igreja, a água subiu mais de quatro metros. Perdemos também o carro que a igreja tinha para realizar assuas atividades. Também ficamos sem comunicação e energia”, lamentou o pastor.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o presidente da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Cariacica (ASPLEC), pastor Paulo Cesar Gomes de Oliveira, no sábado uma comissão de pastores de várias igrejas já havia se formado para criar uma estratégia de mobilização para ajudar os irmãos afetados pelas chuvas no interior capixaba.

“Estamos nos mobilizando, sim, por meio das associações de pastores, criando um grupo para poder ajudar, botando pontos de recepção de donativos, tentando montar uma logística para dar suporte aos afetados pelas chuvas”, afirmou o pastor Oliveira.

Já o diretor-geral da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, pastor Diego Bravim, informou que assim que soube da tragédia no Sul do Estado, eles entraram em contato com as autoridades e os pastores da região para saber como estava a situação das igrejas locais e como seria possível ajudar.

“Fizemos um contato primeiro com as nossas autoridades, o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande e com o coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros, oferecendo ajuda e apoio para que as nossas igrejas sejam base nesse momento para arrecadação, acolhimento. Nossa estratégia agora é manter o contato com os pastores locais dessas regiões afetadas e, quando as águas baixarem e os profissionais fizerem seu trabalho, a igreja começará a se mobilizar no envio daquilo que é necessário por meio de arrecadação”, explicou o pastor Bravim.

O pastor disse ainda que já foi iniciada uma campanha liderada pela igreja para arrecadação de recursos financeiros que serão utilizados na ajuda aos afetados pelas chuvas.

“Nesse exato momento nós levantamos uma campanha de contribuição por meio do PIX para atender à cidade afetada. Mas ainda aguardamos a atualização das nossas autoridades para que possamos fazer outros movimentos. Além disso, as igrejas já foram acionadas em uma campanha de oração e para se preparar para, no momento adequado, fazermos então as doações”, explicou.

Também neste sábado (23), o pastor Evaldo Carlos do Santos, líder da Primeira Igreja Batista Praia da Costa, Vila Velha, divulgou um vídeo em suas redes sociais convidando a liderança das igrejas a darem suporte na arrecadação de donativos.

“Querido pastor, querido líder. A cidade de Mimoso do Sul, Apiacá e regiões circunvizinhas foram atingidas por fortes chuvas. Se você pode colocar a sua igreja como um ponto de donativos, alimentos, roupas e água, entre em contato comigo, pois estamos precisando. Vamos fazer uma grande corrente e exercer a nossa solidariedade”, convidou Pr. Evaldo.

Algumas ações das igrejas no recolhimento de donativos

Igrejas ficam debaixo d'água após chuvas no Sul do Espírito Santo

Igrejas ficam debaixo d'água após chuvas no Sul do Espírito Santo

Igrejas ficam debaixo d'água após chuvas no Sul do Espírito Santo

Igrejas ficam debaixo d'água após chuvas no Sul do Espírito Santo

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -