23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Municípios do Espírito Santo sofrem com estragos provocados pela chuva

Chuvas fortes provocaram estragos no Sul do Espírito Santo

Estado decretou situação de emergência. Entre a noite de sexta (22) e a manhã deste sábado (23), o acumulado de chuva ultrapassou 100 milímetros em nove cidades

Cidades do Sul do Espírito Santo estão sofrendo com os estragos provocados pela tempestade registrada entre a noite de sexta (22) e a madrugada deste sábado (23) na região. Em nove municípios, o acumulado de chuva das últimas 24 horas ultrapassou 100 milímetros, com destaque para Bom Jesus do Norte, o mais afetado, onde o acumulado chegou a 304,2 milímetros. O governador do Estado, Renato Casagrande, decretou situação de emergência. 

Além de Bom Jesus, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Alegre, Guaçuí, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, nessa ordem, foram os que registraram maior volume de chuva.

Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil divulgado às 11h da manhã deste sábado (23), há mais de 1.200 pessoas desalojadas, mas sem registros de mortos ou feridos. Apesar de esta informação não constar nesse esse último boletim divulgado, prefeitos de Apiacá e Mimoso do Sul informaram ao Estado que há pessoas desaparecidas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reuniu a imprensa para falar sobre o que está sendo feito para ajudar a população do Sul do Estado atingida pelas fortes chuvas. Com representantes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e do Notaer, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar, Casagrande destacou que a prioridade neste momento é manter as pessoas em locais seguros.

- Continua após a publicidade -

“Nossas equipes estão trabalhando desde a madrugada deste sábado. Estamos deslocando todas as nossas bases dos Bombeiros da região para os locais atingidos, e equipes da Grande Vitória também estão indo para lá”, disse.

Casagrande pediu ajuda aos municípios que não foram atingidos pela chuva. “É importante que façam contato com as coordenações das Defesas Civis Municipais, para que a gente possa ajudar as pessoas neste momento. O Governo do Estado já está articulando formas para dar assistência a essas pessoas, depois que elas estiverem em locais seguros”, adiantou.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Renato Casagrande (@casagrande_es)

Calamidade

Imagens registradas por moradores dos municípios do Sul do Espírito Santo atingidos pelas fortes chuvas mostram um verdadeiro estado de calamidade. É possível ver ruas completamente alagadas, carros debaixo d’água e alguns até sendo levados pela lama.

Comitê de Crise

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) montou dois comitês de crise de adversidades climáticas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, ambas na região Sul. “Os grupos que vão atuar nesses comitês irão oferecer suporte técnico às prefeituras, Defesas Civis municipal e estadual e Corpo de Bombeiros”, afirmou o presidente do Conselho, Jorge Silva.  

Mais chuva

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, às 10h46 deste sábado, um novo alerta de grande perigo. A previsão para estes sábado (23) e domingo (24) é de acumulado de chuva superior a 100 milímetros em 24 horas, em áreas do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Na quinta-feira (21) o Instituto já havia alertado sobre as fortes chuvas que seriam registradas a partir de sexta (22).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -