24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Igreja trôpega

Podemos dizer que a igreja evangélica é pela abstinência à bebida alcoólica, mas não podemos dizer o mesmo dos evangélicos

Por Lécio Dornas

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse 3:16

A constatação é forte e triste, mas temo ser verdadeira. A igreja parece estar tonta. Pelo menos é o que seu andar trôpego denuncia.

A questão do álcool é um exemplo, dentre outros, do andar cambaleante da igreja de hoje. Oficialmente condena, informalmente tolera. O púlpito é severo em rechaçar, mas o mesmo pregador participa, sem protestar, de reuniões informais banhadas a vinho ou cerveja, ainda que ele mesmo se abstenha.,

- Continua após a publicidade -

Assim podemos dizer que a igreja evangélica é pela abstinência à bebida alcoólica, mas não podemos dizer o mesmo dos evangélicos. A coisa é trôpega ou não é? Seria mesmo cômico, não fosse tão trágico. Os alcoólatras bebem e quem cambaleia é a igreja.

Ou seja, a igreja, que somos nós, precisa firmar melhor e de forma mais contundente a sua posição de abstinência, dizer suas razões e não transigir, nem na formalidade institucional, nem na informalidade ocasional.

Tudo deve começar com a liderança. Com o seu discurso e com o seu exemplo, postura e sabedoria no tratamento do assunto. Passa pela Educação e pela pregação. Depende de casamentos bem fundamentados nos valores das Escrituras, de famílias que entendam sua missão no plano de Deus.

Curada da inação e da covardia que a fazem trôpega, a igreja protagonizará uma mudança de cenário e os nossos filhos e netos transigirão menos e, pela misericórdia de Deus, não cambalearão como nós.

Lécio Dornas é escritor, educador e teólogo e especialista em liderança e no ensino da Bíblia. É o pastor da Comunidade Brasileira da First Baptist Church Windermere, na Grande Orlando, FL. Lançou o Programa EXCELÊNCIA NO ENSINO DA BÍBLIA, que visa capacitar 100 mil cristãos no ensino eficaz da Palavra de Deus até 2025. Seu livro “Socorro, sou professor da escola bíblica”, é um bestseller que acabou de ter sua edição revista e ampliada, lançada pela editora AD Santos, de Curitiba, PR.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas