23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Igreja Cristã Maranata investe em acessibilidade para alcançar a todos os povos com o Evangelho

Informe_maranata_acessibilidade_libras_Comunhão
Com grupos de irmãos, pastores e profissionais voluntários, a ICM tem expandido a acessibilidade à Palavra de Deus - Foto: Revista Comunhão

Com diversos grupos de irmãos, pastores e profissionais voluntários, a ICM tem expandido a acessibilidade à Palavra de Deus para todas as pessoas

Por Lília Barros

Agilizar e facilitar o acesso ao Reino de Deus e à sua Palavra tem sido o alvo da Igreja Cristã Maranata (ICM), que busca incessantemente levar a mensagem de salvação a todos os povos e nações. Para isso, a ICM tem investido em canais de comunicação, capacitação de seus membros, cursos profissionalizantes e atendimento às pessoas com limitações físicas ou intelectuais. Tudo para expandir e melhorar o acesso ao conhecimento do Evangelho.

Atualmente, a ICM utiliza a TV-WEB Maanaim, o canal no Youtube e o site do Instituto Bíblico como veículos que propagam a mensagem de Deus, além de atender cada indivíduo dentro de sua capacidade e limitações.

A secretária do Trabalho de Acessibilidade da ICM, Leonice Monteiro Dias Rocha, é responsável por diversas iniciativas da igreja em favor da população que ainda não tem acesso à mensagem bíblica. “Para Deus, uma alma vale muito – vale o preço do Sangue do Senhor Jesus derramado na cruz. Portanto, a igreja é mobilizada pelo Espírito Santo a receber, de uma forma mais assertiva e acolhedora, as pessoas que necessitam de acessibilidade. Entendemos que o Reino de Deus é acessível somente por meio do reconhecimento de Jesus como único e suficiente Salvador (At.4:12 e I Tm 2:5). O conhecimento dessa verdade se alcança pela Palavra de Deus e, sabendo disso, a Igreja Cristã Maranata tem como objetivo transmitir o conhecimento da Palavra de Deus, atuando como igreja inclusiva”.

- Continua após a publicidade -
Leonice_Monteiro_Dias_Rocha
Leonice Monteiro Dias Rocha, secretária do Trabalho de Acessibilidade da ICM

Leonice explica que para o alcance de tal objetivo a ICM busca retirar todos os impedimentos e a cada dia mais investe em acessibilidade, para que se desenvolva uma consciência crescente por parte dos seus membros quanto à importância da assistência às pessoas com deficiência em diversos campos, como a surdez, deficiência visual, transtornos do espectro autista, deficiências intelectuais e motoras, entre outras.

“Ressaltamos que o objetivo principal e primordial é facilitar o acesso à Palavra de Deus. Podemos afirmar que hoje a temática da acessibilidade tem chegado a todas as nossas igrejas, com o auxílio dos diversos canais de comunicação da ICM. Temos experimentado uma expansão desse trabalho a partir da identificação de diversos irmãos com deficiências em nossas igrejas. É importante registrar que esses nossos irmãos também participam ativamente da vida da igreja, atuando como membros, obreiros, professores e pastores. Muitos usam o conhecimento em Letras-libras, pró-Libras, pós-graduação, mestrado e cursos diversos de capacitação para tradutores e intérpretes da língua de sinais; e até mesmo irmãos que se capacitam por conta própria, ou com ajuda de outros, e atuam voluntariamente como intérpretes nos cultos, seminários e eventos transmitidos pelo satélite,”

“A temática da acessibilidade tem chegado a todas as nossas igrejas, com o auxílio dos diversos canais de comunicação da ICM”

Para quem mora muito distante, não sabe ler, não dispõe de internet e outros recursos, Leonice explica como funciona. “Nesse sentido, utilizando-se da estrutura já existente na obra do Senhor (grupos de assistência, grupos de coordenação de senhoras, trabalho de jovens e de crianças) e com a disponibilidade de um grupo de pastores, ungidos e irmãos profissionais da área da saúde e assistência social, procura-se desenvolver, em cada igreja local, um grupo de trabalho de base ampla, para dar assistência às pessoas que necessitam desse apoio. A ICM tem ainda a Missão Internacional Cristã Maranata (MICM), cujo objetivo é adorar a Deus e pregar o Evangelho, conforme as escrituras do Velho e do Novo Testamento, bem como congregar grupos de missões e igrejas no Brasil e no exterior”, acrescenta a secretária.

Já existem projetos de acessibilidade para as seguintes necessidades:

Igreja Cristã Maranata investe em acessibilidade para alcançar a todos os povos com o Evangelho
“A temática de acessibilidade tem chegado a todas as nossas igrejas, com o auxílio dos diversos canais de comunicação da ICM”
  • Surdos: compreendendo o ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras para os membros e a interpretação de cultos, EBDs, seminários e eventos da igreja, de modo a romper as barreiras na comunicação.
  • Deficientes visuais (cegos e pessoas com baixa visão): cultos, EBD’s e seminários com audiodescrição, conduzidos por pastores e apoiados por instrumentistas que são deficientes visuais.
  • Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down (T21), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras deficiências: o incentivo à participação, principalmente de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, em suas reuniões, e a adequação dos materiais da Escola Bíblica Dominical (EBD), realizado por irmãos capacitados na área, são alguns dos recursos acessíveis usados semanalmente a fim de flexibilizar o grau de compreensão na comunicação, no aspecto cognitivo e na interação social.
  • Pessoas idosas: o cuidado da igreja com a inclusão e participação de todos os seus membros levou o trabalho de acessibilidade também a incluir um plano de ação para a assistência física e espiritual às pessoas idosas. Isso tem dado oportunidade aos irmãos de atentarem mais às necessidades individualizadas de cada membro da igreja.

“A Igreja Cristã Maranata tem como objetivo transmitir o conhecimento da Palavra de Deus, atuando como igreja inclusiva”

Todos esses trabalhos têm sido estratégicos dentro da Igreja Cristã Maranata, por estarem voltados para a evangelização e salvação. No que se refere à assistência aos membros do Grupo de Acessibilidade, destaca-se a importância de pastores, diáconos, professores, senhoras, instrumentistas preparados para acolherem essas famílias que estão em fase de descobertas de diagnóstico, acompanhamento no processo de intervenção escolar e terapêutica, para que possam sentir-se totalmente incluídas na Igreja.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -