22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Guerra já tem 36 jornalistas mortos

O jornalista e cinegrafista da Reuters, Issam Abdullah, foi morto enquanto cobria o confronto entre Israel e o Hezbollah. Foto: Reprodução Instagram

Ainda há profissionais da imprensa presos, feridos e desaparecidos, segundo dados do Comitê de Proteção de Jornalistas (CPJ), divulgados nesta segunda-feira (6).

Por Cristiano Stefenoni

Além dos soldados, idosos, mulheres e crianças, a guerra de Israel contra o Hamas já matou 36 jornalistas, além de ter oito presos, oito feridos e três desaparecidos desde o início dos conflitos, em 7 de outubro, segundo dados do Comitê de Proteção de Jornalistas (CPJ), divulgados nesta segunda-feira (6).

Do total de jornalistas mortos, 31 são palestinos, quatro israelenses e um libanês. O caso mais recente foi a morte do ex-funcionário da Palestina TV, Mohammed Abu Hatab, que teve sua casa destruída por um míssil israelense em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

“O CPJ está investigando todos os relatos de jornalistas e trabalhadores da mídia mortos, feridos ou desaparecidos na guerra, incluindo aqueles feridos quando as hostilidades se espalharam pelo vizinho Líbano. Há numerosos relatos de outros jornalistas mortos, desaparecidos, detidos, feridos ou ameaçados”, informou a organização por meio de nota.

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar que, na semana passada, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) apresentou uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra cometidos contra jornalistas palestinos, em Gaza, e contra um jornalista israelense que cobria o ataque do Hamas às comunidades de Israel. “O documento também faz menção à destruição intencional, total ou parcial, das instalações de mais de 50 meios de comunicação em Gaza”, disse o RSF. Com informações da Agência Brasil

Para entender o conflito histórico, clique aqui.

Quer saber mais sobre a guerra? Assista:

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -