Nos últimos 15 anos, conforme o relatório da Gallup, os casados, com idades entre os 25 e os 50 anos, têm uma maior probabilidade de ter seu bem-estar aumentado
Por Patricia Scott
Pessoas casadas possuem taxas maiores de felicidade do que adultos solteiros, divorciados ou casais que apenas moram juntos. É o que revela a nova pesquisa da Gallup, divulgada na última sexta-feira (22), a partir de entrevistas realizadas entre 2009 e 2023, nos EUA. Mais de 2,5 milhões de estadunidenses foram ouvidos.
O estudo ressaltou que a fé é um fator para a felicidade dos casados. “As pessoas casadas também têm maior probabilidade de praticar uma religião, e a prática religiosa também está positivamente correlacionada com o bem-estar subjetivo”, explicou os pesquisadores.
Os entrevistados foram indagados quanto à percepção da vida atual e futura, em uma escala de zero a dez. Classificados como “prósperos” foram aqueles que responderam com uma nota sete ou mais. Já os que avaliaram com números mais baixos foram classificados como “lutando” ou “sofrendo”.
Desse modo, os entrevistados casados (61%) disseram que estão felizes com suas vidas, enquanto apenas 45% dos que nunca se casaram responderam o mesmo. “Coisas como raça, idade, gênero e educação são importantes. Mas o casamento parece importar mais do que esses fatores quando se trata de algo como essa medida de viver a sua melhor vida”, detalhou Bradford Wilcox, sociólogo que revisou e editou a pesquisa.
Ainda de acordo com o levantamento, as pessoas casadas têm maior bem-estar do que as divorciadas ou os casais que moram juntos. Isto porque, conforme os pesquisadores, os casados experimentam o relacionamento romântico com mais qualidade dentro do matrimônio.
Nos últimos 15 anos, conforme o relatório da Gallup, os casados, com idades entre os 25 e os 50 anos, têm uma maior probabilidade de ter seu bem-estar aumentado. Cabe destacar que a maior satisfação dos casados em relação aos solteiros foi notada em homens e mulheres em todos os grupos raciais/étnicos.
Relação com os filhos
As pessoas casadas, divulgaram os pesquisadores, são mais próximas dos filhos. Sendo assim, 83% dos casados pontuaram possuir uma relação “forte e amorosa” com eles entre três e 19 anos.
Dentro desse contexto, 68% dos casais que moram juntos observaram o mesmo, contra 61% dos que namoram. “Os pais casados são significativamente menos propensos do que os pais divorciados ou nunca casados a relatar que seu filho está frequentemente fora de controle”, descobriu a pesquisa. Com informações Gallup