23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Corações feridos podem amar novamente

É natural nos sentirmos receosos em decorrência dos nossos traumas. Contudo, precisamos superá-los, se quisermos ser felizes como casal. Foto: Freepik

Após experiências traumáticas, muita gente evita se relacionar outra vez. Mas há esperança.

Por Cristiano Stefenoni

A pessoa acredita que, finalmente, encontrou o amor de sua vida. Se dedica, cuida, apoia, ajuda, trata seus familiares da melhor maneira possível e então…descobre que foi traída! Após a decepção e o luto da separação, faz uma nova tentativa. E novamente o relacionamento fracassa. Então, ela perde a confiança no amor. Esse relato pode ser o seu e o de muitos outros que perderam a esperança de serem felizes com alguém. Mas calma, nem tudo está perdido.

De acordo com o pastor e psicólogo Marcelo Aguiar, presidente da Igreja Batista na Mata da Praia, em Vitória, o grande problema das decepções amorosas é que elas podem criar um tipo de “bloqueio” emocional que pode impedir a pessoa de ser realmente feliz quando um amor que valha a pena aparecer.

“É natural nos sentirmos receosos em decorrência dos nossos traumas. Contudo, precisamos superá-los, se quisermos ser felizes como casal. Aqueles que tiveram desilusões amorosas devem aprender com a experiência, mas não devem desistir de amar. Às vezes aparece uma excelente pessoa em nosso caminho, mas não estamos abertos por causa do nosso passado, ou tratamos essa pessoa com desconfiança. Se agirmos assim, colocaremos tudo a perder”, afirma Aguiar.

- Continua após a publicidade -

O pastor lembra que todas as pessoas que estão felizes hoje em seus relacionamentos, um dia também já estiveram chorando, e essa felicidade atual só foi possível porque continuaram acreditando no amor.

“Se você já passou por uma decepção, é natural que não queira sofrer novamente. Então, aprenda com a sua experiência. Não repita os mesmos erros. Mas, por outro lado, entenda que o maior erro seria desistir do amor por causa de um desapontamento”, diz o pastor.

Ele lembra ainda, que em alguns casos será preciso buscar ajuda profissional para tratar os traumas e se libertar dos sentimentos ruins que impedem a pessoa de ser feliz.

“A psicoterapia é um investimento que fazemos em nós mesmos para nos conhecermos melhor e aprendermos a lidar melhor com a vida. Portanto, quem passou por uma decepção amorosa pode se beneficiar muito com uma terapia. Pode identificar onde aconteceram os erros, localizar padrões negativos de comportamento, e evitar que as experiências ruins comprometam o sucesso em novos relacionamentos”, orienta.

Por último, o pastor enfatiza que tratar bem uma pessoa é o nosso dever como cristãos e faz parte de um caráter transformado, mesmo que o outro lado não reconheça isso.

“É possível uma pessoa ser atenciosa, gentil e fiel e, ainda assim, ser traída. Na Bíblia lemos que Oseias foi traído por Gômer, embora fosse um servo do Senhor. É sábio reconhecermos as nossas falhas e procurarmos melhorar. Mas não é sábio nos responsabilizarmos pelas ações pecaminosas de outras pessoas. Nesse caso, se trataria de uma dupla injustiça”, finaliza.

Os caminhos para tentar ser feliz novamente:

Nunca compare
As pessoas são diferentes, com histórias de vida e famílias únicas, então, jamais cometa o erro de comparar um relacionamento com outro.

Quem não perdoa, sofre duas vezes
É compreensível ficar magoado, triste e até com raiva de alguém em quem você depositou sua confiança e lhe traiu. Mas quando não há o perdão, a pessoa que lhe magoou cria uma “morada” em sua mente, que lhe impede de seguir em frente. Ou seja, você sofre duas vezes. A falta do perdão é a maior âncora que impede a pessoa de viver novas experiências.

Não se culpe
Somos responsáveis pelo nosso caráter e não pelo dos outros. Portanto, o erro não foi seu em tratar bem a outra pessoa. Isso é o correto a se fazer. Então, não se culpe. Se o outro falhou com você, o problema é dele não seu.

Aprenda e amadureça
Provérbios 27:17 diz que “ferro se afia com ferro”, ou seja, as provações tornam uma pessoa forte ainda mais forte. Então, antes de se envolver novamente, avalie os pontos fortes e fracos que há em você. O que pode melhorar, como corrigir os erros para não repeti-los, quais os cuidados para não se precipitar e se aventurar em qualquer relação, enfim, utilize as experiências anteriores para ser alguém mais maduro e confiante.

Busque ajuda
Alguns traumas emocionais não se resolvem sozinhos. Às vezes, será preciso fazer uma terapia, um tratamento específico para o seu caso, identificar onde aconteceram os erros, localizar padrões negativos de comportamento e evitar que as experiências ruins comprometam outros relacionamentos.

Deus sabe todas as coisas
Não há nada que aconteça sem a permissão divina. O Senhor ouve e vê aquilo que está em secreto, que nós não sabemos. Ele sabe o que será bênção ou maldição para o nosso futuro. Jeremias 29:11 diz: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Então, aquilo que para você agora parece uma grande perda, para Deus pode ser um livramento que Ele está lhe dando.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -