23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

É possível ser feliz, mesmo em meio aos problemas?

O segredo para termos uma vida mais leve e feliz é mantermos os olhos fitos em Jesus e depositarmos a nossa confiança em Deus. Foto: Freepik

O Dia Internacional da Felicidade, celebrado nesta quarta-feira (20), é um convite à reflexão sobre o que a Bíblia diz sobre o tema

Por Cristiano Stefenoni

Você é feliz? A pergunta, muito mais profunda do que parece, é uma reflexão importante para o Dia Internacional da Felicidade, celebrado nesta quarta-feira (20). Aliás, para o cristão, em especial, o dilema é ainda maior, devido à quantidade de provações que cada um que aceitou Jesus passa diariamente. Afinal, é possível ser feliz de verdade?

Segundo o pastor e psicólogo Marcelo Aguiar, presidente da Igreja Batista na Mata da Praia, em Vitória, o fato de a pessoa aceitar Cristo e seguir uma nova vida não significa que ela ficará isenta de problemas ou dificuldades.

“Jesus disse que no mundo teríamos aflições (João 16:33), e Paulo escreveu que é através de muitas tribulações que entramos no Reino de Deus (Atos 14:22). Então, não há nada de extraordinário em passarmos por provações. Talvez o problema esteja no fato de que muitos pregadores anunciem um evangelho desfigurado, prometendo saúde e prosperidade totais aos que se tornarem crentes. Quando isso não acontece, as pessoas se sentem enganadas”, ressalta.

- Continua após a publicidade -

O pastor explica que a real felicidade é quando a pessoa consegue ser feliz mesmo em meio às dificuldades. “A felicidade é possível, apesar das dificuldades. Uma das histórias mais bonitas da Bíblia, a de Rute, tem como pano de fundo uma das épocas mais atribuladas do Velho Testamento, a dos Juízes. Nossa felicidade vem de Cristo e não das circunstâncias”, justifica Aguiar.

O pastor destaca que o segredo para ser um cristão feliz é viver em paz com Deus e não olhar para as pessoas para as circunstâncias, mas, sim, focar unicamente em Jesus e renovar a esperança nEle todos os dias.

“A visão bíblica de felicidade é de paz com Deus por meio de Jesus Cristo. O crente é uma pessoa feliz, ainda que tenha momentos de tristeza. E o incrédulo é uma pessoa infeliz, ainda que tenha momentos de alegria. O segredo para termos uma vida mais leve e feliz é mantermos os olhos fitos em Jesus e depositarmos a nossa confiança em Deus”, enfatiza o pastor.

Conselhos sobre a verdadeira felicidade segundo a Bíblia

Peça perdão a Deus
“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Salmos 32:1-2). Ninguém consegue ser feliz carregando a culpa de seus erros. A culpa é sinal que você merece castigo, mas Jesus veio para lhe dar uma segunda oportunidade. Quando você reconhece seus erros e se arrepende, crendo que Jesus é seu salvador, Ele lhe perdoa!

Encha-se de amor por Deus
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmos 37:4). Deleitar-se no Senhor significa encontrar satisfação nele. Quando você busca satisfação noutras pessoas e coisas, elas falham. Mas Deus nunca falha.

Faça o bem
“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (Salmos 34:12-14). Viver livre de condenação não significa que você pode continuar pecando. O pecado traz sofrimento. Se você quer ser feliz, você precisa abandonar o pecado. Fazer o bem traz felicidade. Nem sempre é fácil, mas a recompensa é muito grande. Somente o bem pode lhe dar verdadeira felicidade.

Seja generoso
“Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’” (Atos 20:35). A felicidade é uma coisa que se multiplica quando você a divide. Se você nunca pensa nos outros, você nunca vai sentir a alegria mais profunda de ajudar o próximo. Fazer outra pessoa feliz traz uma grande felicidade.

Se alegre em Deus
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4). Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!

Entregue os problemas a Deus
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6). Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Pense em coisas boas
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8). Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.

Coloque em prática o que diz a Bíblia
“Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9). Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.

Fonte: BíbliaON

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -