23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Astrologia: o pecado de consultar o Zodíaco e descartar a Deus

De acordo com a Bíblia, consultar os astros é um ato ofensivo a Deus, além de ser pecado. Foto: Freepick

Consultar os astros e o universo para tomar decisões pessoais é uma prática anti-bíblica que ofende a Deus e é pecado

Por Cristiano Stefenoni

Já consultou o horóscopo hoje para saber como será o seu dia? Se a sua resposta foi sim, saiba que você faz parte dos 75% dos brasileiros – cerca de 160 milhões de pessoas – que acreditam na influência dos astros, segundo pesquisa da Peoplestroly, uma plataforma digital voltada a astrologia. Se levarmos em consideração que 85% da população do Brasil é cristã, dá para deduzir que muitos confiam na Bíblia, mas ficam de olho nos signos. Mas será que Deus se agrada disso?

A prática de consultar a influência dos astros sobre a vida existe há mais de seis mil anos, passou pela fase das tirinhas dos jornais e hoje invade aplicativos e sites especializados.

Contudo, seja de forma física ou digital, a astrologia virou um mercado gigantesco, que rende milhões em negócios e já é uma profissão catalogada no Ministério do Trabalho (COB 5167-05 – Astrólogo – Cosmoanalista). São centenas de profissionais na área que ganham dinheiro criando mapas astrais, vídeos e podcasts.

- Continua após a publicidade -

Apesar de ser comum, a prática não é uma unanimidade. O próprio Stephen Hawking, um dos mais brilhantes cientistas e que estudava o universo, em seu livro “O Universo Numa Casca de Noz”, criticou a teoria de que somos influenciados pela posição dos planetas.

“Seus prognósticos são tão vagos que podem ser aplicados a qualquer resultado. É impossível testar e afirmar o erro de afirmações como ‘as relações pessoais devem ficar intensas’ ou ‘você vai ter uma oportunidade financeira recompensadora'”, afirma Hawking.

Mas e o evangélico? Será que ele pode consultar os astros? À luz da Bíblia, qual seria a opinião de Deus sobre esse assunto? Para o pastor Milton Andrade, que é mestre em Prática Pastoral e em Liderança pela Andrews University, a astrologia está na mesma “categoria” do que a Bíblia chama de “adivinhação” e considera a prática como um pecado grave.

“As Escrituras proíbem tal prática, pois a fé bíblica não é mística, ou seja, não está fundamentada sobre astros, sinais, objetos, agouros ou qualquer tipo de adivinhação ou manifestação. A religião cristã não depende de coisas, movimentos ou sinais, mas deve estar baseada em Deus e em Sua Palavra. A Bíblia diz: ‘Não usareis de encantamentos, nem de agouros’ (Levítico 19:26; ver também Isaías 47:13-15)”, explica o pastor.

Para ele, Deus condena essas práticas. “As Escrituras consideram a adivinhação um pecado grave: ‘Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria’ (1 Samuel 15:23). Isaías também exorta: ‘Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva’ (Isaías 8:19, 20)”, enfatiza o pastor Andrade.

Deus advertiu seu povo no passado

O pastor lembra que, no passado, quando o povo de Israel estava às portas de Canaã, Deus os advertiu a não usarem o ato de adivinhação, pois “todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa” (Deuteronômio 18:9, 12, 14).

“Deus proibiu Seus filhos de praticarem qualquer atividade de magia, adivinhação, zodíaco, consulta aos mortos ou astrologia (Levítico 19:31; 20:6, 27; 2 Reis 21:6; Ezequiel 13:18; Malaquias 3:5) porque somente Ele pode revelar e predizer coisas que ainda não aconteceram. Deus é o único capaz de dirigir nossa vida. A Bíblia diz: ‘Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e tudo o mais Ele fará’ (Salmo 37:5)”, destaca.

Cristão fiel não consulta o Zodíaco

De acordo com o pastor, ser cristão e consultar o Zodíaco são coisas completamente incompatíveis. “O cristão fiel não se envolve com nenhuma ciência oculta, pois todas essas práticas tem um pai e originador: o inimigo de Deus. Quem acredita e segue o horóscopo é como um filho pequeno que chega para o pai e diz: ‘Não preciso mais de você. Quem me guia agora é um pontinho no céu ou um pedaço de papel’. Isso é incredulidade, uma forma prática de ateísmo, falta de amor e consideração pelo Criador”, alerta o pastor.

Tomar decisões com base nos signos é um risco para vida espiritual

Outro perigo apontado pelo pastor são os riscos para a vida espiritual, quando o crente decide tomar decisões com base no horóscopo, por exemplo. “Corpos celestes não sabem de nada, não conhecem nossa vida, não têm capacidade de definir coisa alguma. Afirmar que eles são divinos é uma afronta à teologia bíblica. Quem consulta o horóscopo em vez de Deus (por meio da Bíblia e da oração), está dizendo: ‘Deus não é suficiente para mim’, e acaba deslocando a fé para o foco errado, a fonte errada”, afirma.

Bíblia e oração são as únicas fontes confiáveis

Para o pastor, os caminhos mais seguros para o cristão tomar decisões em sua vida é consultando a vontade do próprio Deus por meio do estudo da Bíblia e da oração.

“Quem nos dirige não é um conglomerado de rochas ou poeira cósmica, por mais belos que sejam e por mais alinhados que estejam. O cristão pauta a sua vida pelo ‘assim diz o Senhor’, não pelo assim diz a revista ou jornal. O problema é que as pessoas hoje acreditam em qualquer coisa e não têm coragem de ler a Bíblia que permanece empoeirada no canto da estante”, ressalta.

E completa: “A única saída para alguém que mantém essa prática é estudar as Escrituras, com oração e busca pelo discernimento do Espírito Santo. Jesus mesmo disse: ‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ (João 8:32). O que precisamos é de coragem para adorar unicamente Aquele que fez ‘os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há’ (Êxodo 20:11), conclui o pastor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -