22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Ensinamentos de Jesus para o tempo que estamos vivendo

Quando Jesus se aproximou dos momentos decisivos de sua missão e sua subida aos céus, deixou-nos ensinamentos que servem de orientação e consolo

Por Erní Walter Seibert

O que fazer para mudar o nosso mundo? O que fazer para mudar a situação das pessoas? Essas perguntas são feitas por milhares de pessoas em todo mundo. Essas perguntas são feitas por milhares de pessoas em nosso país. Muitas pessoas procuram as respostas a essas perguntas na filosofia, na ciência política e em muitos outros lugares. Alguns buscam a solução para essas perguntas no ensinamento de líderes.

Jesus veio ao mundo num tempo especial. A Bíblia o chama de “plenitude dos tempos” (Gálatas 4.4-5). A Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz essa mesma expressão por “tempo certo”. O versículo diz: “…quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei, para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus”.

Embora fosse o tempo da “pax romana”, os tempos eram bem turbulentos. O território do povo israelita era dominado pelo Império Romano. As questões sociais estavam bem afloradas entre o povo. A questão da cobrança de impostos incomodava a muitos. Havia resistência e divergência política manifesta e dissimulada. Nesse contexto Jesus vem para que as pessoas pudessem se tornar “filhas e filhos de Deus”.

- Continua após a publicidade -

Jesus sabia de sua missão e continuou fiel a ela. Ele não se desviou dessa missão em nenhum momento. E ele enfrentou a morte de cruz para cumpri-la. Ele venceu em sua missão. Ele ressuscitou, subiu aos céus e prometeu voltar para o momento em que começarão os novos céus e a nova terra. Ali não haverá mais pranto nem dor. Ali a justiça reinará para sempre.

Quando Jesus se aproximava dos momentos decisivos de sua missão e da sua subida aos céus, ele deixou alguns ensinamentos que nos servem de orientação e consolo. Vou destacar alguns desses ensinamentos. No Evangelho segundo João, capítulo 17, ele fez uma oração pelos seus discípulos. Nessa oração, chamada de Oração Sacerdotal de Jesus, ele pediu que seus discípulos permanecessem unidos. No meio das tribulações, a unidade é um valor extraordinário. É muito fácil começarem acusações mútuas e divisões. Mas Jesus pediu que seu povo ficasse unido.

Outra palavra de Jesus aparece no mesmo Evangelho segundo João, capítulo 14.27. “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá”. Jesus quer que os seus discípulos estejam unidos e que vivam em paz. Não é uma paz como a paz do mundo. É uma paz que vai além do humano entendimento. A paz que Jesus oferece é uma realidade mesmo em meio a guerras ou conflitos. Essa paz encontramos quando nos voltamos para Deus, para o Salvador Jesus.

E, antes de Jesus subir ao céu, ele deixou outra palavra que quero ressaltar nesse momento. Em Mateus 28.18-20, estão as seguintes palavras de Jesus: “Então Jesus chegou perto deles e disse: — Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

A nossa missão como cristãos nesse mundo é “fazer discípulos”, seguidores de Jesus, batizando e ensinando. Nessa missão ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Essa missão que Jesus nos deixou é que muda a realidade das pessoas e muda o mundo. Por vezes somos tentados a procurar outros caminhos que podem parecer mais eficientes para mudar a realidade das pessoas e do mundo. Mas o que Jesus nos pediu é que, unidos, fizéssemos discípulos. Ele nos daria a paz para podermos realizar essa tarefa.

Uma maneira de operacionalizar esse trabalho é entregando o texto bíblico para as pessoas. Doar uma Bíblia, um Novo Testamento ou um Evangelho pode mudar a vida de uma pessoa para sempre. A Palavra de Deus tem esse poder. Que Deus nos inspire e anime a fazer isso sempre.

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil. É pastor luterano e professor de Teologia Sistemática e Prática.

A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas