26.7 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Em que mundo nós vivemos?

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”

Sonhos, visões, batalha espiritual… Para muitos, o sobrenatural de Deus não é compreendido de forma tão natural. Numa sociedade que valoriza o material, o presente e a razão, somos desafiados a viver por fé, a crer no inacreditável. Afinal, vivemos num mundo espiritual. Ou não?

“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”, disse Jesus à mulher samaritana, à beira do poço de Jacó. Ela já tinha ouvido sobre uma tal de água viva, que mata toda sede, e tinha acabado de ser impactada com a revelação de toda sua vida conjugal quando Jesus ensina sobre a verdadeira adoração (João 4).

O que é adorar em espírito? Onde é a nascente da água viva? Quem havia contado a ele sobre seus muitos maridos? Esses eram os prováveis questionamentos do coração daquela mulher naquele instante.

Talvez os mesmos questionamentos tenham visitado Pilatos ao ouvir, durante o interrogatório, que o reino de Jesus não era desse mundo (João 18). Como não? De que mundo, então? Por aproximadamente três anos, Jesus pregou, ensinou e proclamou o Seu reino, que não era visível e nem tinha chegada previsível, como queriam os fariseus, mas era obtido por uma mudança radical de vida e atitude.

Não por sacrifícios e holocaustos. Nem por legalismos e tradições… Mas por uma total entrega a Deus, por uma vida de renúncia ao pecado e comunhão com o Espírito Santo. Não mais seguindo o curso da vida terrena de nascer, crescer, multiplicar e morrer, mas fazendo a diferença através do cultivo de uma vida espiritual saudável.

E não somente no ministério de Cristo, mas em toda a Bíblia há textos que mostram o interesse de Deus pela vida espiritual dos seus filhos. Em sua carta aos romanos, Paulo orienta os leitores a não andarem segundo a carne, mas sim segundo o Espírito. Na carta aos efésios, ele enfatiza que a luta dos cristãos é contra principados, potestades, contra os poderes e as forças espirituais malignas nas regiões celestes, e não contra carne e nem sangue. A Timóteo, Paulo orienta a não se envolver com os negócios dessa vida, e à igreja de Filipos pede vigilância para evitar a contaminação com os que só se preocupam com as coisas terrenas. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3:20).

E se Deus é espírito e o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, é fato que também o homem é um ser espiritual. “O reino espiritual é real, nós somos espirituais, a Palavra de Deus nos afirma isso. Na Bíblia podemos encontrar passagens que tratam sobre a questão do reino espiritual e de suas manifestações”, afirmou a escritora e pastora Cláudia Guimarães, da Comunidade Evangélica de Nilópolis, no Rio de Janeiro.

No entanto, colocar em pauta o mundo espiritual e suas manifestações ainda gera muita polêmica entre os cristãos. Polêmica essa que é explicada, muitas vezes, por causa de uma visão distorcida da realidade, como explicou o pastor Alcione Emerich. “Há, muitas vezes, uma cegueira com relação à realidade espiritual, que é muito mais palpável do que muitas coisas que estamos acostumados a ver”, disse o pastor, que é presidente do Serviço Cristão de Aconselhamento Integral (Secrai) e trabalha há 15 anos com cura e libertação, entre outras áreas do ministério pastoral. Ele considera naturais as manifestações divinas.

Sobrenatural ou natural?

Visões, sonhos, peso de intercessão, batalhas espirituais, livramentos, curas milagrosas… Para o mundo, essas seriam algumas das manifestações sobrenaturais de Deus sobre a terra. De acordo com o dicionário Aurélio, sobrenatural é tudo aquilo que ultrapassa o natural, é o fantástico, o extraordinário. No senso comum, esta expressão está associada à estranheza, à incompreensão, àquilo que está fora da realidade e muitas vezes é difícil de se acreditar.

E para o cristão? Para aquele que crê e segue a Jesus, não seria esperado que tratasse com naturalidade as obras realizadas por Deus? Elas não teriam que ser múltiplas e constantes na vida do crente, já que o próprio Jesus garantiu que seus discípulos fariam obras iguais e ainda maiores do que as realizadas por Ele, conforme registrado em João 14: 12? Qual a visão do crente com relação ao mundo espiritual?

“A Bíblia está recheada de textos que tratam sobre a contemporaneidade dos dons. No livro de Atos dos Apóstolos vemos como as profecias e visões se manifestavam na igreja. A meu ver, são experiências normais, embora tenham que ser trabalhadas com equilíbrio”, afirmou o pastor.

E é justamente a falta de equilíbrio que leva a distorções, ele mesmo assegurou. “Percebo que há muitas pessoas com reservas quando se trata de tais manifestações e isso acontece por causa do desequilíbrio, da tendência que há em ir para os extremos. Ou ignora a realidade espiritual ou espiritualiza tudo. Essa visão distorcida, a falta de discernimento, tem sido a causa de muitos males”, disse Emerich.

O pastor explicou que o homem está envolvido por três esferas – a espiritual, a psicológica e a física – que interagem. E ele cita o texto de I Tessalonicenses 5:23 para designar uma hierarquia entre elas. “Para mim, esse texto reflete a hierarquia de cada esfera sobre a nossa vida. O texto cita primeiro o cuidado com o espírito, depois com a alma e por último com o corpo. Às vezes a causa de uma depressão não é física, mas espiritual, por isso é necessário tratar primeiro o espírito e o corpo terá o reflexo da cura espiritual”, acrescentou o pastor.

O Deus que fala

Foi por obedecer a voz de Deus, ministrada durante um sonho, que a dona-de-casa Sunamita Tosta, 34 anos, conseguiu proteger a filha de influência e ataques malignos. “Foi no primeiro semestre de 2003, eu tive um sonho com a minha filha mais velha, a Bia, que tinha na época 3 anos. No sonho, havia dois bonecos dentro do berço dela e eles riam. Quando eu cheguei perto, vi que não eram somente bonecos, eram demônios. No mesmo instante, lembro que corri para a cozinha para pegar álcool e atear fogo neles, mas quando cheguei novamente ao berço, já não eram mais eles que riam, era minha filha. Então, eu acordei”, contou Sunamita.

A dona-de-casa orou, pediu direção a Deus e começou a prestar atenção no comportamento da filha. A menina estava desobediente e agressiva. Porém, somente no ano seguinte, Sunamita conseguiu entender o sonho. “Eu tinha acabado de voltar do hospital e falava com a Bia, quando percebi que ela estava debochando. Eu me lembrei daquele sonho e na mesma noite eu e o meu esposo começamos a orar. Depois da oração fomos dormir, mas eu não consegui pegar no sono, parecia que havia alguém entre nós, eu sentia uma mão beliscando o meu rosto. Eu consegui gritar e levantar. Quando acendi a luz, Deus me mostrou os dois bonecos, os mesmos do sonho, que estavam em cima do guarda-roupa. Eu peguei os bonecos e joguei fora”, disse.

Sunamita disse que depois disso sentiu um alívio. “Creio que não era o boneco em si, mas o diabo estava usando aquilo para atormentar minha filha. Hoje, eu policio o que eles assistem na TV, consagro todo objeto que entra na minha casa e não ignoro mais a voz de Deus. As pessoas precisam entender que nós somos seres espirituais. Não existe azar e nem sorte, enquanto estamos aqui há uma batalha espiritual e o prêmio é a alma humana”, enfatizou.

A mesma linha de pensamento é compartilhada pelo diácono Josias Curvacho de Aguiar, 67, da Primeira Igreja Batista de Vitória. “Nós vivemos num mundo espiritual, em batalha espiritual, e a Bíblia nos fala que se nós não estivermos firmes na palavra do Senhor, poderemos ser enganados”, afirmou Josias.

A missionária mineira Walquíria Suellen da Silva, 21, viveu uma experiência parecida. “Intercedia em prol do nosso trabalho missionário que seria de dois meses no sertão do Maranhão e do Piauí, quando Deus me deu uma visão. Ele me mostrou uma menina loira, de olhos claros, que morava no Piauí e se chamava Jéssica. Eu não conhecia essa menina, mas Deus me incomodou para orar por ela. Isso foi no dia dois de abril.

No dia 1º de maio viajamos para o sertão. Trabalhamos em várias cidades, evangelizando através de artes, cinema e do nosso testemunho. Mas, na segunda semana de junho, durante um evangelismo numa escola, Deus me deu a oportunidade de conhecer a Jéssica. Ela era exatamente como na visão e estava desviada do Evangelho. Eu pude conversar com ela, testemunhar e ainda levá-la para a igreja. A avó dela ficou muito emocionada, pois há muito tempo orava pela Jéssica e para que alguém a levasse a Cristo”, contou Walquíria.

Preparados para mais um dia

O apóstolo Paulo orienta o cristão a vestir toda a armadura de Deus para combater as forças espirituais malignas, dia após dia (Ef 6: 10-18). Sendo assim, nossas armas não são humanas, mas espirituais, e são comparadas com aquelas usadas pelos soldados romanos em tempos de guerra.

  • Cinturão da verdade: Cingir significa rodear e o cinturão, na Antigüidade, era uma faixa larga de material reforçado que os guerreiros enrolavam em torno da cintura, protegendo os flancos, o estômago e o abdômen. O cinto significa a realidade ao redor. Um soldado precisa manter-se sempre consciente de sua verdadeira situação.
  • Couraça da justiça: Os soldados romanos usavam duas chapas de metal moldado que protegiam a parte superior do tronco, na frente e nas costas. A couraça cobria o coração e os pulmões. No caso do cristão, a sua couraça é a retidão, ou melhor, a retidão de Cristo em seu coração. Essa é a verdadeira justiça.
  • Sandálias do Evangelho da Paz: Paulo sabia que um exército não poderia ir muito longe se os pés de seus soldados não estivessem devidamente protegidos. O calçado do soldado cristão é o Evangelho da paz. Andar neste Evangelho e levar as Boas Novas aos cativos conduzem o soldado ao sucesso na batalha.
  • Escudo da Fé: A fé protege o crente no combate, diante dos ataques. O escudo é a nossa inteira e absoluta confiança em Deus, em Sua Palavra e em suas promessas. Assim, todo dardo lançado pelo inimigo – que são as mentiras, as acusações, a distorção da realidade de quem nós somos – cai por terra ao bater no escudo da fé.
  • Capacete da Salvação: O capacete impedia que o soldado fosse atingido na cabeça, sem importar quão ameaçadora e confusa fosse a batalha. Assim, o capacete representa, aqui, a nossa eterna salvação. Simboliza o reconhecimento que temos, mediante a fé, de nossa salvação, confirmada e assegurada pelo Espírito Santo.
  • Espada do Espírito: Todas as demais peças da armadura espiritual do crente são, principalmente, defensivas, mas a espada, que é a Palavra de Deus, serve tanto de defesa quanto de ataque. Ela é combativa. Jesus combateu Satanás com base na Palavra (Lc 4:1-13), é a Palavra que fere o inimigo.

Fonte: Bíblia e pastor Marcos Antônio Farias de Azevedo.

Não estamos sozinhos

Não são poucos os textos bíblicos que revelam que o ser humano não está sozinho nesse mundo. Anjos – os ministradores de Deus -, e demônios – a serviço de Satanás -, também compõem esse cenário e, por muitas vezes na história, interferiram na vida do homem, seja o ajudando e servindo ou tentando atrapalhar os planos de Deus sobre ele e sobre a Terra. Tanto o Antigo como o Novo Testamento confirmam essa verdade.

Em seu livro Fé Cristã e Misticismo, o presbítero e conferencista Solano Portela, da Igreja Presbiteriana do Brasil, em São Paulo, separa um capítulo para tratar de Batalha Espiritual e sobre a atuação de Satanás e os demônios.

Segundo ele, a visão bíblico-cristã, do ponto de vista moral, divide a realidade espiritual em dois lados: de um, o lado da justiça, onde estão Deus, os anjos, os espíritos daquele que morreram com Cristo e os discípulos do Senhor nessa terra. De outro, estão o Diabo, os demônios, os espíritos dos que morreram sem Cristo e os vivos que persistem em se rebelar contra Deus. Ele cita que muitos fenômenos inexplicáveis são de autoria de Satanás, que se vale disso para enganar os homens e ainda conferir autoridade aos seus emissários.

Solano afirma, ainda, que há muitos pontos obscuros na Bíblia sobre doutrina dos demônios e de sua atuação. Entretanto, assegura que Deus revelou a essência do que o homem necessita saber para se posicionar espiritualmente e peregrinar nesta terra, sem desviar o foco e pender pela busca do bizarro e oculto.

É certo que, sob a autorização e ordem de Deus, anjos e demônios interferem na vida do homem. Porém, crer que eles são os únicos responsáveis por tudo que acontece debaixo do céu é o mesmo que rasgar parte das Escrituras Sagradas e a tão presente, mas pouco lembrada Lei da Semeadura. “Pois aquilo que o homem semear, isto também colherá (Gálatas 6:7)”.

“Enfrentamos uma tremenda luta espiritual e por isso temos que ficar em estado de alerta. Porém, nosso foco deve permanecer em Cristo, e não no diabo. Não devemos desenvolver a síndrome de que o diabo é culpado de tudo que acontece na vida do crente”, alertou o professor de teologia Marcos Antonio Farias de Azevedo, que também é pastor da Igreja Presbiteriana de Mata da Praia, Vitória.

Com tantas atividades e responsabilidades para dar conta ao final de cada dia, muitas questões na vida do homem acabam sendo adiadas, quando não, esquecidas. E uma dessas é a espiritualidade. Culpa do ativismo? Do rodar da carruagem? Num mundo onde se valoriza tanto o presente, somos desafiados a refletir sobre a dimensão integral da existência humana, a acertar os nossos focos e alvos e a ocupar a nossa verdadeira posição nesse mundo.

“Às vezes temos o céu como algo tão distante, que achamos que aqui é a nossa pátria. Nós somos peregrinos, estamos aqui de passagem e precisamos, desde já, viver o reino de Deus aqui na Terra. Ser sal e luz. Muitas vezes fazemos uma idéia equivocada da presença de Deus, pensamos que é só na igreja. Mas, em todo tempo Deus está conosco e apesar de estarmos no mundo, nós não somos desse mundo e precisamos ter consciência disso, viver isso, dia após dia”, concluiu o diácono Josias.

Para saber mais sobre o assunto

Anjos: Agentes Secretos de Deus
Billy Graham
Record

Este Mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha?
A.W. Tozer
Danprewan

O Físico, o Psicológico e o Espiritual. Qual a origem do seu problema?
Alcione Emerich
Editora Danprewan

A MATÉRIA ACIMA É UMA REPUBLICAÇÃO DA REVISTA COMUNHÃO. FATOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTIDOS NO TEXTO SE REFEREM À ÉPOCA EM QUE A MATÉRIA FOI ESCRITA.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!