22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

El Salvador: gangues pressionam cristãos contra a proclamação do Evangelho

Foto: Reprodução

Para a juventude salvadorenha só há três opções: “Entrar para uma gangue, entrar para uma igreja evangélica ou sair de El Salvador”

Por Patricia Scott

Na América Latina, El Salvador é um dos sete países onde há intensa perseguição aos seguidores de Jesus. Um dos principais desafios é a convivência com quadrilhas criminosas, como as chamadas MS-13 e Barrio-18, segundo Portas Abertas, que cita a nação na Lista de Observação 2023.

Essas gangues não seguem os padrões do governo. Dessa forma, elas dominam os territórios com regras próprias. Assim, a organização missionária relata que quando os cristãos realizam atividades evangelísticas com o intuito de retirar os jovens do crime ou pregam contra aos problemas relacionados à criminalidade, podem ser vítimas de assassinato, extorsão e outras formas de retaliação.

Em 2023, a perseguição se intensificou no país devido à pressão dos governantes. Segundo Portas Abertas, as autoridades colocaram em prática medidas que punem todas as gangues. No entanto, essas ações foram estendidas às igrejas que funcionam em bairros controlados por criminosos. As pessoas que se converteram ao cristianismo também têm sido afetadas.

- Continua após a publicidade -

Isto porque o governo de El Salvador acredita que, em ambos os casos, há parceria com grupos criminosos. Então, passou a punir tanto a igreja quanto os cristãos. No entanto, Portas Abertas afirma que o governo não realiza investigações adequadas para comprovar os argumentos utilizados.

Os cristãos são vítimas de violência. No entanto, o que fazem é proclamar o Evangelho e a esperança, que há em Jesus.

Conforme informação de um jovem salvadorenho, a juventude de El Salvador possui têm três opções: “Entrar para uma gangue, entrar para uma igreja evangélica ou sair de El Salvador”.

Em meio à luta pelo poder, a igreja resiste. Dessa forma,  tem testemunhado da graça e do amor de Jesus apesar de muitas vezes enfrentar intimidação, abuso sexual de meninas cristãs e recrutamento de meninos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -