22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Dia da Renovação Espiritual é oportunidade para fortalecer a fé

É impossível crescer espiritualmente sem dedicar tempo de qualidade para estar com Deus. Foto: Freepick

A data, comemorada nesta quarta-feira (28), é um bom momento para refletir sobre sua comunhão com Deus e tomar decisões para melhorá-la.  

Por Cristiano Stefenoni

Nesta quarta-feira (28) é comemorado o Dia da Renovação Espiritual. Apesar de ser pouco conhecida pelos brasileiros e ter sido criada com o objetivo de lembrar a importância da espiritualidade para o ser humano, independentemente de sua religião, a data é uma oportunidade para os evangélicos fazerem uma reflexão sobre como anda a sua comunhão com Deus e tomar decisões para melhorá-la.

Para o pastor, Eliseu Samuel de Matos, da Igreja Presbiteriana em Jardim Colorado, Vila Velha, só é possível haver renovação espiritual quando separamos tempo para estarmos na presença de Deus. “A vida devocional precisa ser repensada, cultivada por cada servo. Deus é graça e bondade, Ele nos ouve em qualquer situação, mas correr atrás da bênção, suplicar Sua presença, separar tempo de qualidade com Deus é o nosso dever como filhos”, afirma.

O pastor lembra ainda, que não basta querer ter uma vida espiritual melhor, é preciso agir para isso. “Ore, leia a Palavra, louve, memorize passagens bíblicas. Evite repetir mecanicamente o que leu. Busque temas variados para a leitura, com o objetivo de enriquecer sua bagagem espiritual. Não se permita cair numa rotina”, explica pastor Matos.

- Continua após a publicidade -

Para ajudar no fortalecimento de sua vida espiritual, Comunhão separou três dicas importantes e que farão grande diferença em seu dia a dia, confira:

Tempo é tudo

É impossível crescer espiritualmente sem dedicar tempo de qualidade para estar com Deus. Quando Jesus pediu aos discípulos que passassem tempo de oração com Ele no Getsêmani, e os encontrou dormindo, disse a Pedro: “Então, nem uma hora pudeste vigiar comigo?” (Mateus 26:40). Note que Cristo esperava de seus discípulos, no mínimo, uma hora de comunhão com Ele.

Sendo assim, você acha que aquela oração rápida antes de sair de casa, na hora do almoço ou cheia de sono antes de dormir é suficiente para te fortalecer espiritualmente? Elas são importantes, mas para grandes provas é necessária grande dedicação. E jamais espere sobrar tempo para isso. Quando o assunto é consagração, esse momento a sós com Deus deve ser programado, sistemático e fazer parte de sua rotina diária.

Utilize os recursos disponíveis

Esta é uma geração privilegiada. Temos a nossa disposição a Bíblia em diversos formatos (em papel, digital, online, aplicativos) e versões, praticamente uma igreja em cada esquina com várias programações espirituais, pregações pelo YouTube, podcasts, aplicativos para celulares, louvores e livros online, enfim, uma gama de opções para tornar a sua devoção diária mais atrativa, criativa e produtiva. Então, use esses recursos.

Dividir para multiplicar

Quando Cristo nos orientou a falar de seu amor com outras pessoas, Ele sabia que quanto mais fizéssemos isso mais cresceríamos espiritualmente. Qual foi a última vez que você falou de Jesus para alguém? Já deu algum curso bíblico? Participa de algum trabalho missionário local com os irmãos da igreja? Testemunha de seu amor por Jesus em suas redes sociais? Tem medo, receio, vergonha?

Tudo isso pode ser resolvido com estudo bíblico, oração e treinamento. Procure seu pastor ou a liderança da igreja para te orientar. E lembre-se que a luz que você recebeu é para clarear os que sofrem na escuridão espiritual e que estão a sua volta, não para esconder em seu mundo particular.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -