22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Cristãos devem casar com pessoas de outra fé?

ceremony wear RING

“O casamento não é simplesmente um homem e uma mulher unidos por um contrato, eles são unidos para fazer algo novo por meio de uma aliança mantida por Deus”

Por Patricia Scott 

O casamento é uma instituição criada pelo Senhor, sendo uma relação também de união espiritual. E a Bíblia deixa claro que não deve ocorrer julgo desigual (2 Coríntios 6.14-16).
Desse modo, o pastor Matt Boga, da Igreja Reality de Stockton, na Califórnia (EUA), respondeu à pergunta de um estudante universitário de 20 anos: “Uma pessoa cristã pode se casar com alguém de outra fé?”.

“Precisamos fazer o trabalho mais difícil, mas necessário, para entender por que a Bíblia instrui os cristãos a não se casarem com não cristãos. Ao longo do caminho, descobriremos uma visão de casamento mais bonita e que glorifica a Deus, uma visão que os cristãos que buscam o casamento podem desejar”, explicou o pastor, que é casado e é pai de três filhos.
Leis do Senhor

A resposta bíblica, disse ele, não é tão satisfatória para muitas pessoas. Ela tem raízes no Jardim do Éden, com Adão e Eva, mostrando que a união do casal os transformaria em uma só pessoa.

- Continua após a publicidade -

“O casamento não é simplesmente um homem e uma mulher unidos por um contrato, eles são unidos para fazer algo novo por meio de uma aliança mantida por Deus”, salientou ao afirmar que a queda, no entanto, mudou esse propósito de matrimônio.

Boga explicou que o Senhor determinou leis para o casamento. O pastor esclareceu que Deus ordenou aos cidadãos de Israel que não se casassem com pessoas de outros povos, a fim de não ter envolvimento com outros deuses, conforme Êxodo e Deuteronômio. “Neemias também enfatizou sobre o assunto novamente na cerimônia de renovação da aliança, quando os exilados retornaram da Babilônia”.

Verdadeira adoração

Dentro desse contexto, o pastor deixou claro que as proibições de Deus contra o casamento de Seu povo com as nações não são racistas, mas religiosas. No entanto, ele admitiu que esse mandamento do Senhor pode parecer estranho aos ocidentais do século 21.

“Deus está preocupado com a pureza da adoração de seu povo, não com a pureza de sua linhagem. A necessidade dessa proibição talvez seja exibida de maneira mais vívida na vida do rei Salomão”, pontuou.

Ele ficou conhecido pela sabedoria que recebeu de Deus, pelo seu governo e sua riqueza. “Mas, tragicamente, ele casou-se com muitas mulheres estrangeiras que o afastaram do Senhor”.

Assim, o rei Salomão se afastou da verdadeira adoração a Deus ao se casar com mulheres idólatras, segundo o pastor, sendo o maior exemplo que serve de resposta à pergunta sobre cristãos se casarem com não cristãos. “Por que tantos de nós pensamos que seremos a exceção? Porque quando um cristão se casa com um não-cristão, ele está unido ao mundo. O cristão não está apenas apegado, mas fundido aos caminhos da impiedade com um cônjuge que rejeita o caminho do reino de Deus”.

Povo santo

O pastor observou ainda que muitos podem argumentar que a Bíblia fala ao povo de Israel e não à Igreja de Cristo: “Mas o princípio permanece o mesmo. O casamento não mudou e nem Deus. Embora o Reino de Cristo não seja definido por fronteiras físicas, mas se estenda até os confins da Terra, o povo de Deus ainda é uma ‘nação santa’ chamada para ser santa como Ele é santo”.

Boga citou que os solteiros que estão buscando casamento, devem se casar “somente no Senhor”, conforme instrução do Novo Testamento. O apóstolo Paulo fala mais amplamente sobre a igreja ao explicar que os cristãos devem estar “em jugo desigual com os incrédulos” (2 Coríntios 6.14).

Por fim, o pastor Boga orientou aos cristãos a estarem unidos ao casamento com alguém que os ajude a correr a corrida com perseverança, conforme Hebreus 12.2. “E ainda adorar a Deus como devemos, além de proclamar o Evangelho ao mundo, para Sua glória e para o nosso bem”. Com informações The Gospel Coalition

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -