22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

7 dicas para ter um casamento feliz à luz da Bíblia

Fidelidade, respeito, querer o bem, perdão e outros são princípios que a Palavra de Deus destaca para o casamento

Por Victor Rodrigues 

A Bíblia traz importantes orientações práticas para o dia a dia do casal que busca encontrar a felicidade no relacionamento. O que fazer para ter um casamento feliz? A Palavra de Deus traz conselhos práticos e espirituais para tornar um casamento um lugar de refrigério.

Um desses conselhos está escrito no livro de bíblico de Malaquias 2:15, e destaca a importância da fidelidade e da unidade. “Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade”.

Dessa forma, confira sete dicas para ter um casamento saudável seguindo a Palavra de Deus. 

- Continua após a publicidade -

1. Seguir a Jesus 
Jesus deve ser o centro do casamento. Sendo assim, é muito importante ler a Bíblia e orar juntos. Buscar a vontade de Deus juntos fortalece o casamento e ajuda a focar no que é mais importante. “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

2. Fidelidade
Se manter fiel ao cônjuge é essencial para um casamento feliz! A Bíblia está dá instruções sobre o perigo da infidelidade no casamento. O casamento fiel traz muito mais prazer e realização que a traição (Provérbios 5:18-20).

A fidelidade exige disciplina. Todos passam por tentações, mas se você ama a Deus e a seu cônjuge, você precisa refrear os impulsos e pensamentos errados que surgem. Ore por domínio próprio, que começa com os pensamentos. (Romanos 12:2).

3. Mostrar respeito
Seu cônjuge é uma pessoa muito especial, criada à imagem e semelhança de Deus. Nunca se esqueça disso! Se você quer ter um casamento feliz, respeite a Deus e respeite seu cônjuge. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27). 

4. Querer o bem 
O mundo ensina a cuidar primeiro de seus próprios interesses. A Bíblia ensina o contrário! No casamento feliz, cada um coloca os interesses do cônjuge em primeiro lugar. O casal feliz se sacrifica um pelo outro e descobre um amor muito mais profundo.

Por exemplo, é o dia do marido fazer o jantar mas a esposa vê que ele está muito cansado e decide fazer o jantar no seu lugar. Ou o marido quer ver o futebol mas decide ver um filme que a esposa prefere. Os pequenos (e grandes) sacrifícios tornam o casamento mais feliz.

“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:4). 

5. Perdão 
Ninguém é perfeito. No casamento os dois vão fazer coisas erradas que vão machucar um ao outro. Assim, é muito importante ser humilde e pedir perdão, procurando agir melhor da próxima vez. Também é preciso aprender a perdoar e largar o ressentimento. Onde há reconciliação, há felicidade.

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13).

6. Comunicação
Investir na comunicação é muito importante para o casamento. Os dois precisam se conhecer melhor e alinhar seus objetivos e sonhos. Tudo isso acontece através da comunicação. “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). 

7. Perseverança
A princípio, construir um casamento feliz não é fácil. Leva tempo e sacrifício. Vão passar por tempos muito difíceis mas nunca se podem esquecer de seus votos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”.

Antes de tudo, se os dois querem realmente ter um casamento feliz, precisam lutar por ele, sem desistir! E Deus ajudará. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6). 

*Com informações de Respostas Bíblicas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -