28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril 2024

Visitas devem seguir as regras cristãs da minha casa?

É fundamental usarmos o exemplo de Cristo para lidar com as pessoas que vão até os nossos lares. Foto: Freepik

É preciso aprender a nobre arte de ser hospitaleiro e manter os princípios cristãos ao mesmo tempo.

Por Cristiano Stefenoni

Nem todo mundo gosta de receber visitas em casa. Mas, às vezes, elas são inevitáveis. Principalmente quando é um parente que vem de longe ou um amigo íntimo. Porém, nem sempre essas pessoas comungam da mesma fé que os moradores. Em situações assim, é preciso aprender a nobre arte de ser hospitaleiro e manter os princípios cristãos ao mesmo tempo.

“Devemos recebê-los com alegria, principalmente, se queremos que ouçam a Palavra de Deus. É uma ótima oportunidade de anunciar a salvação em Cristo Jesus, nosso Senhor”, afirma o pastor Luciano Estevam Gomes, presidente da Primeira Igreja Batista de Aracruz (Pibara).

Além disso, o pastor explica que testemunhar é diferente de querer “converter” a pessoa, da mesma forma que não se deve flexibilizar os valores cristãos, na esperança de que as visitas fiquem mais a vontade para aceitar o Evangelho.

- Continua após a publicidade -

“Há uma ideia deturpada de que conseguimos ‘ganhar’ alguém para Jesus ou que conseguimos ‘salvar’ com um comportamento permissivo ou até inclusivo. Na verdade, ‘salvar’ só pelo poder do Espírito Santo de Deus”, justifica Gomes.

O pastor lembra ainda que há princípios que são inegociáveis. Contudo, o ideal é um comportamento aceitável e ético, que faz parte do nível de educação de cada um.

“Infelizmente, há muita falta de ética e até de educação. Com relação as regras, devemos ter o devido cuidado com a ideia de santidade para não sermos muito puritanos, caso contrário, nunca poderemos evangelizar ninguém. Lembre-se que Jesus deixou uma prostituta tocar-lhe, mesmo que, pela lei, isso fosse proibido à um rabino, pois o tornaria impuro”, ressalta.

De acordo com o pastor Luciano, é fundamental usarmos o exemplo de Cristo para lidar com as pessoas que vão até os nossos lares. “Se olharmos para Jesus, a quem devemos imitar, aprenderemos muito sobre a tolerância. Ele teve que se relacionar com muitas pessoas completamente fora do que seria adequado”, enfatiza.

Convide para ir à igreja

Outro ponto importante abordado por ele é em relação a convidar a visita para ir ao culto com os moradores da casa. Ele lembra da citação de Paulo em Romanos‬ ‭10‬:14: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?”

“Lógico que devemos convidá-los. Se forem, será uma benção. Caso seja uma visita extraordinária, pode até ficar com ela em casa, se puder transferir o compromisso na igreja sem causar danos. Mas se as visitas sabem que os moradores são crentes e têm o compromisso de adorar a Deus, então, o morador deve fazer o convite e dizer: “Como vocês sabem…”, e ambos irem servir ao Senhor”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -