25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

IsraeleSudão
Primeiro-Ministro de Israel Benjamin Netanyahu e Abdel Fattah al-Burhan, chefe do Conselho Soberano do Sudão. Foto: Reprodução

Israel e Sudão fecham acordo para normalizar relações diplomáticas. É o terceiro acordo de paz mediado pelos EUA este ano

Israel e o Sudão fecharam um acordo de paz histórico nesta sexta-feira, 23. E novamente o acordo foi mediado pelos Estados Unidos. Sob a mediação do presidente americano, Donald Trump, a Casa Branca já havia liderado neste ano acordos de Israel com os Emirados Árabes e o Bahrein.

Foram os primeiros países árabes a assinar um acordo com Israel nos últimos 40 anos.

A decisão tomada por Trump no início desta semana de retirar o Sudão de uma lista de patrocinadores estatais do terrorismo abriu caminho para o acordo com Israel, assinalando uma conquista de política externa para o presidente republicano no momento em que ele pleiteia um segundo mandato, mas aparece atrás do rival democrata Joe Biden em pesquisas de opinião.

“Os líderes concordaram com a normalização das relações entre Sudão e Israel e em encerrar o estado de beligerância entre suas nações”, informou um comunicado conjunto emitido pelos três países.

- Continua após a publicidade -

Novas relações

Israel e Sudão planejam iniciar a nova fase com relações econômicas e comerciais, com um foco inicial na agricultura, disse o comunicado conjunto. Uma autoridade graduada dos EUA, que falou sob anonimato, disse que questões como o estabelecimento formal de laços diplomáticos serão resolvidas mais tarde.

Nas últimas semanas, Emirados Árabes Unidos e Barein também normalizaram seu relacionamento com Israel.

*Com informações das agências

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -