29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Ídolo no futebol brasileiro, Pelé foi homenageado nesta sexta-fera, 23, nos seus 80 anos. “Nenhuma palavra vai fazer justiça a você”, afirmou a órgão

Por Felipe Rosa Mendes (AE)

Com fotos históricas, números e até frases de famosos, a Fifa homenageou Pelé pelos seus 80 anos de vida, nesta sexta-feira. Em seu site, a entidade máxima do futebol mundial reconheceu a importância do “Rei” e não poupou elogios ao que o brasileiro fez pela modalidade dentro e fora de campo.

“Feliz Aniversário de 80 anos ao ‘Rei. Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez seja o que melhor ilustra a incalculável importância que você tem para o futebol. Obrigado por tudo e tenha um lindo aniversário de 80 anos”, diz o título de uma das três publicações que homenageiam o ex-atacante.

A publicação traz frases de diversos famosos tanto do mundo do futebol quanto de celebridades de outras áreas, seja de ex-jogadores e até de artistas, de Carlos Drummond de Andrade a Mick Jagger. “Assistir a ele jogar era como ver o prazer de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem feito”, disse Nelson Mandela.

Lenda no esporte brasileiro

“Pelé levou o futebol a um novo nível. Além de simbolizar o ‘Jogo Bonito’, ele jogou com talento sem esforço, de um jeito que nunca tínhamos visto antes”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A entidade também reconheceu o impacto de Pelé fora dos gramados “Há uns poucos nomes que são conhecidos no mundo todo. Isso inclui algumas figuras históricas, um pequeno número de ícones da música e do cinema, assim como um grupo exclusivo de esportistas, sendo Pelé um deles, de forma inquestionável. Não importa a geração, o país ou a origem das pessoas, todos conhecem o famoso atacante brasileiro”, disse a Fifa, antes de compará-lo com outros craques.

“A fama de Pelé deve muito ao seu carisma e à aura que cerca ele dentro e fora dos gramados. Giuseppe Meazza, Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas estão entre os primeiros ícones do futebol, mas Pelé foi o seu primeiro super star”, registrou a entidade mundial.

“Rei do Futebol”

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o “Rei do Futebol”, envolvendo a origem do seu nome, a relação com Garrincha, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Lembrou do interesse dos clubes estrangeiros pelo seu futebol e da decisão do então presidente Jânio Quadros em “proibir a exportação” de Pelé ao considerá-lo “patrimônio nacional”. Na época, times como Inter de Milão, Juventus, Manchester United e Real Madrid sonhavam com o brasileiro.

A entidade sediada na Suíça recordou também a história em que Pelé supostamente interrompeu uma guerra, na Nigéria, e relacionou a demissão do técnico João Saldanha, na seleção brasileira, à decisão de deixar Pelé no banco de reservas no amistoso com o Chile, em 1970, às vésperas da Copa do Mundo em que o Brasil conquistaria o tricampeonato.

A Fifa ainda publicou os números e estatísticas de Pelé em Copas do Mundo e exibiu fotos históricas, até mesmo da infância do brasileiro, em seu site.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Morre Maradona, lenda mundial do esporte

Diego Armando Maradona morreu aos 60 anos após parada cardíaca. Argentino esteve internado no início do mês após retirar um hematoma cerebral

Inusitado! Batismo no gramado de futebol

Nos EUA, um técnico de futebol americano realizou batismo improvisado no gramado, onde os jogadores treinam. Confira essa história!

Fernando Miguel e sua relação entre a fé e o esporte

Líder nato e convicto do seu propósito, o atleta tem buscado cada vez mais superar desafios e perseverar nas dificuldades

O difícil não é fácil – difícil é fazer o fácil

Não existe evangelho sem arrependimento, sem negação de si mesmo e muito menos sem cruz

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Jogador do Inter deixa a carreira no futebol para se tornar pastor

Um dia antes de anunciar oficialmente sua saída do futebol, Nata revelou sua decisão de se tornar pastor em um culto.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!