23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

A importância missionária e social da Capelania

A Capelania atende pessoas em seus mais diversos níveis de necessidades, seja humanitário, social ou até mesmo espiritual

Visando o trabalho evangelístico, a Capelania tem como objetivo o cumprimento de boa parte da bíblia. Em Seu ministério (novo testamento), Jesus – um Capelão nato, atuava exatamente no que a Capelania tem como foco: cuidar, acolher, ouvir, ajudar, resgatar e afins.

Desta forma, concretizar o ato da Missão, ser um missionário, é o que a Capelania tem no versículo chave de Marcos 16:15 – “E disse-lhes, ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

A função da Capelania Cristã é capacitar o cristão para fazer mais e melhor o que Jesus fez em todo Seu ministério, objetivando sempre a Salvação, pois a Bíblia ordena, que nós – servos – cumpríssemos essa missão, para que todos na face da Terra possam conhecer o Evangelho de Cristo.

Então essa capacitação visa ajudar as pessoas a serem melhores; diferente do “papel” da igreja, não é ensinar o Evangelho, mas tão somente usar e levar a todos que a Seara é enorme, e os ceifeiros são poucos, usando estratégias de “guerra” para alcançar aos necessitados em todas as partes, iniciando na distância onde seus olhos alcançam.

- Continua após a publicidade -

A Capelania Cristã é levar o Evangelho além das paredes do templo, porque quanto mais tempo passamos dentro de uma igreja, sabendo da importância da igreja, menos conseguiremos cumprir a Missão que Deus “o Senhor” nos comissionou.

Não podemos também deixar de cumprir com a parte social, da mesma forma que Jesus fez em seu ministério. Hoje muitos precisam ser alcançados com o Evangelho, mas não tem se quer dinheiro para uma passagem de ônibus para ir a uma igreja, ou mesmo a alimentação básica para se manter vivo.

Podemos citar versículos bíblicos que nos orientam quanto a parte social da Capelania:

Salmos 112:9 “Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra”.

Mateus 25:42-43 “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes”.

Devemos lembrar que para cumprir a missão, não necessariamente precisamos estrar num grupo de missionários, podemos também contribuir com ofertas ou mesmo para viabilizar que tal missão seja cumprida, por isso gosto de citar mais um ótimo versículo para reflexão de sua ajuda, pois a bíblia nos ensina e nos alerta em Mateus 6:19 – “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;” desta forma também estará ajudando e fazendo a Obra do Senhor.

Capacite-se para que você possa entender e fazer melhor a MISSÃO que foi a nós determinada, dentre várias orientações que a Bíblia apresenta.

Pr. Sergio Junger é psicanalista, teólogo e capelão, pós-graduação em Ensino Religioso, pós-graduado em Capelania e pós-graduando em Psicologia social.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas