A qualificação pode ajudar a liderança a exercer a sua atividade da melhor maneira possível.
Por Cristiano Stefenoni
Nem só de talento deve viver o líder da igreja. A partir do momento em que o membro é escolhido para um cargo, ele precisa ter a consciência da responsabilidade que lhe foi confiada e procurar exercer a sua atividade da melhor maneira possível, principalmente, porque é isso que Deus espera de sua liderança. Nesses casos, pode ser importante fazer algum curso de qualificação. Há muitas opções na internet, vários, gratuitos.
Para o pastor Lisânias Moura, da Igreja Batista do Morumbi (SP), uma das plataformas mais indicadas para quem possui algum cargo na igreja é o Lead Like Jesus (Lidere como Jesus, em tradução livre). Trata-se de uma organização internacional, presente em mais de 30 países, que oferece cursos, palestras e treinamentos.
“É um curso que aponta para princípios de liderança servidora e transformacional a partir do estilo de Jesus, o maior líder que já existiu”, ressalta Moura. Além desse, o pastor indica os cursos oferecidos pela Envisionar, uma plataforma que oferece diversos tipos de treinamento para pastores e líderes, com temas como gestão estratégica para igrejas, líder de ministério para crianças, missões, pequenos grupos (células), entre outras variedades.
Para ajudar os líderes das igrejas na hora de escolher o que estudar para se qualificar, Comunhão separou algumas áreas importantes que podem ser aproveitadas, confira:
5 cursos que os líderes da igreja deveriam fazer:
1 – Administração de conflitos
Infelizmente, conflitos fazem parte da vida do ser humano, e claro, do crente. E saber lidar com essas adversidades é fundamental para não criar inimizades dentro da igreja e afastamento dos membros.
Cursos nessa área ensinam o líder: a importância do equilíbrio emocional na exposição de ideias, a necessidade de ter uma maior tolerância às opiniões contrárias, a valorização do trabalho em equipe, a necessidade de compreender as diferenças individuais e o aprendizado obtido ao enfrentar situações complicadas.
2 – Gestão de pessoas
Liderar pessoas é uma arte que poucos dominam, mas que muitos têm certeza que sabem. Isso porque, dentro de um grupo grande ou pequeno de uma igreja, cada membro é um ser individual, com sua vida, seus dramas e problemas.
Cursos nessa área ensinam o líder: compreender as necessidades dos membros, conciliar os objetivos da igreja com os membros, desenvolver técnicas para motivar a equipe, avaliar o desempenho dos líderes, dar um feedback construtivo e ter condições de enfrentar momentos de crise com inteligência e tranquilidade.
3 – Planejamento estratégico
Não dá para uma igreja seguir atuante em sua missão de forma desorganizada. Daí a importância do planejamento estratégico, que vai muito além que fazer escalas de pregadores, cantores e recepcionistas. Um bom planejamento permite a igreja, inclusive, a prever alguns problemas e se antecipar na solução deles.
Cursos nessa área ensinam o líder: estabelecer a missão e as metas da igreja, definir os pontos fortes e as fraquezas que precisam ser trabalhados com os membros, avaliar oportunidades de evangelismo, avaliar o desempenho da liderança, acompanhar o andamento dos trabalhos e o cumprimento das metas.
4 – Oratória
Não precisa ser um pregador super eloquente e de destaque, mas o líder precisa, sim, saber falar em público. Isso é importante não apenas parta transmitir suas ideias com clareza e eloquência, como para melhorar o relacionamento interpessoal.
Cursos nessa área ensinam o líder: cuidar da forma como devemos nos comunicar para impactar a audiência, organizar o raciocínio em argumentos mais consistentes, técnicas de convencimento, comunicação não verbal (movimentos do corpo, ocupação de espaço, postura), confiança para estar diante do público.
5 – Administração de tempo
Todo líder na igreja deve saber utilizar bem o tempo, não apenas para evitar reuniões chatas, demoradas e enfadonhas, mas também para utilizar os momentos dentro da igreja e fora dela, com sabedoria, de modo que a missão eclesiástica seja cumprida com excelência, sem desperdício de recursos e talentos.
Cursos nessa área ensinam o líder: a fazer uma lista de tarefas diárias, semanais e mensais, estabelecer um tempo para cada atividade, dar uma maior prioridade às ações mais importantes, analisar os fatores que mais dificultam executar as ações dentro do prazo, orientar a equipe e de obter uma performance de alto nível.