25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

O “ide” de Jesus cumprido no JVV

Entre uma apresentação musical e outra, pastores se revezam no palco do JVV para transmitir a mensagem de Deus por meio da Palavra Bíblica. Nesse momento, acontece o chamado ou apelo para que os presentes entreguem seus corações a Deus e recebam Cristo como salvador. Aqueles que atendem esse apelo passam por um caminho chamado “Corredor da Vida”, formado por conselheiros do JVV. Os decididos vão à frente do palco para receberem uma bênção e uma oração especial. Então, eles seguem com os conselheiros para uma área reservada onde são ouvidos de maneira particular. O método é o mesmo há anos.

Na edição de 2011, o pastor Sérgio Pimentel de Freitas foi quem coordenou a equipe de Aconselhamento. “O Aconselhamento funciona como o primeiro contato da pessoa com o Evangelho. Por isso, deve ser um contato de carinho, às vezes, com um abraço. É um atendimento específico, no qual a pessoa expõe suas próprias necessidades”, explicou o líder, dizendo que diversos são os tipos de pessoas que procuram os conselheiros. “Existem os que recebem a Palavra pela primeira vez e resolvem se entregar a Cristo; os que já estiveram na Igreja, mas estão afastados; outros que apenas procuram uma palavra de apoio e precisam de atenção e carinho.”

Antes de cada JVV, a PIBPC treina sua equipe de conselheiros, que é interdenominacional e com integrantes das cidades da Grande Vitória. Neste ano, o pastor Sérgio contou com 150 conselheiros a cada noite, que se revezaram no trabalho. A cada ano, o número de decididos varia e tem crescido, e ainda é necessária uma grande equipe de conselheiros.

Para se ter uma ideia, no ano de 2010, a equipe de conselheiros do JVV foi apoiada por um grupo da Junta de Missões Nacionais (JMN), que trabalhou durante o evento em 2009, e também por jovens de diferentes partes do Brasil, que atuaram como conselheiros enquanto participavam do programa “Pés no Arado”, organizado pela Junta de Mocidades da Convenção Batista Brasileira (Jumoc) e que acontecia em Vila Velha. Neste ano, além da JMN, os conselheiros ganharam um reforço com a participação de integrantes do grupo Jovens com Uma Missão (Jocum).

- Continua após a publicidade -

Se a metodologia não varia muito, os resultados são os mais imprevisíveis. Além dos que oficialmente se aproximam dos conselheiros, alguém pode ser impactado durante o JVV e procurar uma Igreja depois. Outro fato ressaltado pelo pastor Evaldo Carlos é que as pessoas que atendem ao chamado para o “Corredor da Vida” nem sempre passam a congregar na PIBPC: “Elas procuram igrejas mais próximas a sua realidade cotidiana”. Isso é algo natural considerando que muitos participantes do JVV são moradores de Minas Gerais e sul da Bahia que geralmente estão passando as férias na cidade. Na ficha de decisão deste ano, as pessoas que deixarem seus e-mails receberão lições de discipulado via Internet.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima Matéria
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -