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sexta-feira, 26 abril 2024

Igreja Conectada

Sites, rádios, vídeos e redes sociais são algumas das ferramentas utilizadas pelas igrejas para ampliar a comunicação entre os membros.
Os meios audiovisuais e de comunicação para informar e aumentar a integração com os membros é uma realidade dentro das igrejas. Com ferramentas que vão de gravações de cultos a apresentações de louvor, informativos, casts, especiais no site e congressos, esses recursos estão alcançando sucesso ao promover mais envolvimento dos membros nos temas abordados e nas rotinas das denominações. É o caso, por exemplo, da Primeira Igreja Batista de Vitória. Lá, o responsável pela Comunicação, Levi Batista, ressalta que os conteúdos disponibilizados no site (www.pibvitoria.org.br) têm registrado bons resultados com o público. “Temos a nossa TV Primeira, que é a nossa web TV, acessada através do site da igreja. Todos os nossos cultos, de quinta e domingo, estão disponíveis, ao vivo, para que os internautas possam conferi-los em qualquer lugar do mundo. Essa é a principal ferramenta, mas também estamos ativos nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, sempre com as novidades. A rede social tem um alcance maior do que o próprio site, que é algo mais institucional. Quando você noticia algo no Facebook, um conteúdo que normalmente teria no site de 100 a 200 acessos diários, na rede social obtém 4 mil. O alcance é imensurável pela sua característica multiplicadora”, falou.Levi comentou sobre as novas ferramentas que deverão ser apresentadas em breve no endereço virtual da PIB. “Estamos desenhando um novo layout para o site e incorporando novas funcionalidades. Temos uma equipe trabalhando em ideias como cultos gravados, mensagens e rádio web. Não há uma data prevista para isso, mas o trabalho está sendo feito”, explicou.

Na Igreja Evangélica Ministério Gileade, na Praia da Costa, em Vila Velha, por exemplo, são usados computadores, data show, vídeos, câmeras de filmagem profissionais e amadoras, e até celulares. Segundo o pastor Romney Cruz, os equipamentos são empregados de várias formas. “Usamos para divulgar as programações da igreja por meio de banners que são veiculados nos cultos via data show, para projetar as letras das canções no período de louvor os textos bíblicos durante a mensagem, e também para apresentar imagens e vídeos de divulgação de eventos”. De acordo com o pastor, essas ferramentas dão ainda mais profundidade a uma pregação. “Usamos às vezes em pedidos feitos pelo pregador. E o operador do computador sabe o momento certo de exibir uma imagem que pode melhor ilustrar o que está sendo discursado. Ele baixa essa imagem na internet durante a ministração e já a mostra no telão para melhor compreensão dos ouvintes”, falou. Na igreja, câmeras profissionais gravam a mensagem, que posteriormente é disponibilizada em um canal no YouTube, e também para transmissão ao vivo no site da igreja (ministeriogileade.com/TV). “Temos irmãos que participam regularmente de nossos cultos via web, em outros estados do Brasil e até mesmo em outras nações, e que já foram membros de Gileade e se mudaram. Outros foram ganhos para Jesus por meio desses irmãos, e isso também condiciona-nos a termos células em outros países”, disse o pastor.

Na Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, em Vitória, não é diferente. Diversos recursos voltados para a plataforma digital são utilizados e, segundo o responsável pela Comunicação da PIBJC, Adair Silva, os resultados têm sido muito satisfatórios. Com uma grande estrutura, o Ministério de Comunicação, conta hoje com cerca de 60 voluntários e uma empresa que faz toda a gestão das demandas diárias. O site (pibjc.org) tem a proposta de convergir todos os canais através dele. A igreja tem ainda endereço no YouTube, no qual é possível ver ou rever uma grande parte do acervo de eventos. Murais, boletins, elevadores e mídias impressas em geral mantêm as informações atualizadas. Além disso, há na recepção uma TV com sinalização digital, tida como um canal assertivo no reforço e na divulgação das ações da PIBJC. As informações durante o culto têm o formato de um telejornal, enquanto a Rádio PIBJC está no ar 24 horas por dia, com transmissão acompanhada por mais de 20 países. “É gratificante saber que podemos alcançar pessoas em qualquer parte do mundo. O recurso da transmissão é impressionante e fundamental para o indivíduo que, por algum motivo, não pode estar presente em uma das três celebrações da igreja”, disse Adair, que se lembrou ainda de um aplicativo para celulares dos membros da igreja a ser lançado em 2015.
Também muito conhecida pelos eventos e pela estrutura, a Igreja Evangélica Batista de Vitória utiliza atualmente as redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), além de contar com uma programação de cultos on-line. Seus destaques ficam por conta de uma TV e de uma rádio, ambas operando on-line 24h, além do canal no YouTube, onde todos os cultos de domingos e terças, os congressos e os eventos são postados. Há ainda o site (www.iebv.com.br). “Temos uma estrutura onde contamos com seis funcionários na comunicação e vários voluntários. Temos pessoas designadas para o som, as redes sociais, o site, postagem de vídeos, boletim semanal, e a criação e a edição de vídeos para grandes eventos na igreja, como Connecteen, Renovo, Culto Encontro de Fé”, falou Katia Brito Nogueira, responsável pela Comunicação da IEBV.

Retorno além do esperado
O pastor Romney Cruz afirma que o retorno para quem resolve apostar nesses recursos é excelente. Segundo ele, alguns avisos passavam despercebidos e não eram falados no púlpito durante o culto, mas tudo mudou com a força das novas tecnologias. “Com o aviso agora sendo divulgado no data show, temos uma forma didática de disciplinar a comunicação, além de economia de tempo e manutenção de foco no culto público. A membresia fica muito mais bem informada, acompanha melhor as letras de canções e os textos bíblicos durante a mensagem. Isso representa um aproveitamento até 50% maior na absorção e no entendimento da mensagem pelos irmãos presentes. Os membros estão muito mais participativos e informados do todo da igreja dentro e fora dos cultos”, falou o pastor do Ministério Gileade.

A inclusão das ferramentas, no ponto de vista de Romney, não só melhorou o carater informativo como também elevou de patamar a linha de comunicação da igreja, que além de informar, aumenta o seu alcance na vida dos membros dentro e fora do templo. “Também universaliza o culto através da internet, onde podemos ter a igreja dentro da casa daqueles que não podem vir aos cultos. Mas sempre alertamos para que o recurso do culto on-line não se torne um fator incentivador do comodismo. Ou seja, que cada membro prefira, se possível, vir ao culto do que vê-lo em seu sofá. A ideia é que continue sendo  utilizado apenas como um recurso para levar a igreja a quem não pode vir a ela”, destacou. Para Katia Brito Nogueira, a resposta dos membros da IEBV à tecnologia foi muito melhor do que a esperada. “Compramos um telão de LED e sabíamos que os jovens e adolescentes amariam a inovação. Mas o que nos surpreendeu foi o testemunho de um senhor de idade. Ele disse que, depois que adquirimos o telão, pôde começar a cantar as músicas que não conhecia, pois passou a enxergar melhor as letras. Tivemos vários outros testemunhos parecidos como esse, e isso foi muito gratificante. Também usamos o telão de LED para a leitura da Palavra, e isso ajuda muito aos visitantes ou pessoas que estão sem a Bíblia”, falou ela.

Trabalhar com recursos modernos audiovisuais tem o seu preço, e cada igreja precisa atuar dentro de uma realidade orçamentária para que tudo saia como planejado. Existem ferramentas ao alcance de todas as igrejas. De um custo mínimo, como manter um perfil em redes sociais, até um investimento alto feito em equipamentos que serão utilizados em uma TV ou rádio da igreja; as opções são muitas. Boa parte fica no meio termo, oferecendo aos membros cultos com projetores e aparelhagem de som compatível com o templo. Para quem já fez o planejamento e conseguiu implantar com sucesso as ferramentas, o investimento se mostrou certeiro. “Você ser abordado de forma presencial ou virtual e saber que alguém em algum momento foi alcançado por uma das ferramentas que utilizamos principalmente as transmissões, saber que pessoas se decidiram ou se reconciliaram com Cristo, que vidas foram transformadas, isso é emocionante. É evidente que há muito que se fazer, avançar e investir, e os desafios não param por aí. Temos plena consciência da nossa responsabilidade e da missão a nós delegada e de forma alguma vamos nos esquivar. A motivação é nobre, e qualquer tipo de esforço sempre vai valer a pena”, disse Adair Silva.

Dinamismo, facilidade, alcance. Ao lançar mão de ferramentas audiovisuais, as igrejas podem transmitir a mensagem de modo ainda mais eficaz e abrangente. O futuro já chegou aos templos, e agora parece ser uma questão de adaptação às novas tecnologias.

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