ONG cristã se une à OMS para ajudar africanos

Foto: Mercy Ships

A instituição médica cristã Mercy Ships assinou um acordo com a Organização Mundial da Saúde para fortalecer os cuidados cirúrgicos na África.

O acordo assinado entre a Mercy Ships (em inglês, Navio Misericórdia) e a OMS em Dakar, no Senegal, visa aumentar o acesso à assistência cirúrgica e construir a capacidade dos profissionais de saúde para fortalecer os sistemas de prestação de cuidados cirúrgicos.

A Mercy Ships opera o maior navio hospital de caridade do mundo, oferecendo assistência médica gratuita e segura a alguns dos países menos desenvolvidos do mundo. O ‘hospital flutuante’ é composto quase inteiramente por voluntários, que dão seus conhecimentos gratuitamente para ajudar a tratar problemas dentários e oculares, fissuras labiais e palatais, tumores, pés torto, ferimentos de parto, queimaduras e várias outras condições.

Um relatório publicado na revista The Lancet no início deste ano descobriu que há uma grave falta de provisão cirúrgica em países africanos: o número de operações anuais é 20 vezes menor do que o volume cirúrgico crucial necessário para atender às necessidades cirúrgicas essenciais de um país a cada ano. Além disso, quando os pacientes cirúrgicos africanos podem fazer a cirurgia de que necessitam, eles têm duas vezes mais chances de morrer após a cirurgia planejada do que a média global.

O chefe médico internacional da Mercy Ships, Dr. Peter Linz, disse: “A solução para este problema complexo e complexo exigirá trabalho duro e colaboração de todas as partes interessadas. Estamos esperançosos de que a nossa colaboração formal com a OMS seja um desses pilares no fortalecimento do acesso ao tratamento cirúrgico em toda a África”.

O diretor regional da OMS para a África, Dr. Matshidiso Moeti, disse: “Espero que a nossa parceria faça o que você [em Mercy Ships] faz muito bem: fornecer serviços vitalmente necessários para aqueles que precisam desesperadamente, assim como aumentar a capacidade nos países”.

Desde 1978, a Mercy Ships já visitou 55 países, fornecendo serviços no valor de mais de 1 bilhão de libras, o que ajudou diretamente mais de 2,5 milhões de pessoas. A organização também treinou 40.000 profissionais locais em suas áreas de especialização para deixar um legado que perdura.

*Informações Christian today


Leia mais

Dia Nacional da Saúde lembra a importância do check up
Ministério da Saúde quer combater Fake News
Igreja, sinônimo de solidariedade

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!