Dados do Saeb 2017 mostram que o ensino fundamental avançou, mas o ensino médio segue estagnado.
Sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. E menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas. É o que apontou os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. Pesquisa foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (30).
Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos. O que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos.
Na avaliação do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, os resultados de aprendizagem dos estudantes brasileiros “são absolutamente preocupantes”. No ensino médio, o país encontra-se praticamente estagnado desde 2009.
“A baixa qualidade, em média, do Ensino Médio brasileiro prejudica a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, diz a pasta.
Pela primeira vez a avaliação foi oferecida a todos os estudantes das escolas públicas e não apenas a um grupo de escolas, como era feito até então. Cerca de 70% dos estudantes participaram das provas. Nas escolas particulares, a avaliação seguiu sendo feita de forma amostral. Aquelas que desejassem também podiam se voluntariar, mas os resultados não foram incluídos nas divulgações.
*Com informações da Agência Brasil
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