25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Perseguição do Estado Islâmico pode resultar na redução de cristãos

Google imagens

Como consequência da perseguição religiosa  do Estado Islâmico, o número de cristãos no Iraque vem diminuindo rapidamente.

Esta semana, durante uma entrevista ao canal de TV Fox News, o “Vigário de Bagdá”, nome popular do bispo Andrew White, deu entrevista alertando sobre o risco iminente dos cristãos serem extintos do país, por não aguentarem mais fugir da perseguição religiosa pelos jihadistas islâmicos.

“A hora chegou, a história do cristianismo no Iraque terminou. Em breve, não haverá nenhum cristão. Alguns dizem que os cristãos deveriam  ficar para manter sua presença histórica, mas isso se tornou muito difícil. Todos os cristãos que fugiram do Iraque e dos territórios capturados pelo Estado Islâmico no Oriente Médio, dizem a mesma coisa: não há como voltar. Eles já sofreram demais”, disse Andrew.

Trinta anos atrás havia aproximadamente 1,4 milhões de cristãos no Iraque, caindo para 1 milhão após a queda de Saddam Hussein. Atualmente esse número está aproximadamente em apenas 250 mil, o que é considerado muito pouco para um país, tendo em vista que continua diminuindo rapidamente devido a perseguição religiosa, obrigando a fuga dos cristãos para outros países. Em Mosul, onde os conflitos são mais intensos, estima-se existir apenas 20 cristãos no local.

- Continua após a publicidade -

“Se há algo que eu possa dizer aos americanos é que seus irmãos e irmãs estão sofrendo, eles estão desesperados por ajuda. E não é apenas uma questão de orar pela paz. Eles precisam muito de – comida, recursos, roupas, tudo. Eles precisam de tudo.”, acrescentou Andrew.

Andrew White foi Bispo da maior Igreja Anglicana do Iraque, em Bagdá, quando assumiu como vigário a Igreja de São Jorge, a última que restou na capital até novembro de 2014. Na ocasião ele se viu obrigado a fugir do local devido a insegurança. Sua comunidade, na época, se dedicou muito a ajuda humanitária e a libertação de escravas sexuais presas pelo Estado Islâmico, o que lhe rendeu algumas críticas.

Por fim, apesar dos riscos envolvidos, Andrew ainda continua fazendo viagens a Bagdá, onde tenta manter contato com intermediadores, buscando amenizar alguns conflitos. Todavia, a intenção do Bispo esbarra na real natureza do conflito, de caráter intolerante e destruidor, indisposto a qualquer tipo de conversa:

“É importante encontrar maneiras de se envolver com eles, de examinar suas filosofias. Tentei convidar alguns jihadistas do ISIS para jantar uma vez. Eles me disseram que viriam, mas que iriam cortar minha cabeça depois. Eu não acho que seria uma boa maneira de terminar um jantar.”, disse Andrew

Informações: CPAD News

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -