28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

Cuidar do meio ambiente é um ato de amor ao próximo

Se aquilo que fazemos ao nosso redor impacta diretamente as outras pessoas, cuidar do meio ambiente acaba sendo uma extensão do mandamento de Cristo de “amar ao próximo”. Foto: Freepick

Cristão tem o dever de honrar o mandamento de Deus em zelar por aquilo que Ele criou.

Por Cristiano Stefenoni

Se aquilo que fazemos ao nosso redor impacta diretamente as outras pessoas, cuidar do meio ambiente acaba sendo uma extensão do mandamento de Cristo de “amar ao próximo”. Esta é a visão defendida por um teólogo especialista no assunto, pastor Timóteo Carriker.

Americano naturalizado brasileiro, ele tem Ph.D em Estudos Inter-culturais e mestrado em Missiologia, é professor, pesquisador, escritor de várias obras, consultor da Sociedade Bíblica do Brasil, entre outras atividades. Na Semana do Meio Ambiente, Comunhão conversou com ele sobre esse importante assunto, confira:

Comunhão: Existe diferença entre o meio ambiente e a criação divina?
Pr. Timóteo Carriker: No modelo atual, há uma tendência em se excluir o homem desse processo. Mas eu, como teólogo, prefiro a palavra que é usada nas Escrituras, que é “criação”, pois engloba tudo o que Deus criou, inclusive, o ser humano. Isso é extremamente importante na discussão atual sobre a influência do ser humano no meio ambiente.

- Continua após a publicidade -

O que a Bíblia fala sobre esse assunto?
Tudo o que existe foi criado por Deus. Há várias referências ao longo da Bíblia que comprovam isso. Assim, o Senhor dá toda a importância ao que Ele criou. Diante dos olhos de Deus é algo muito bom, como relatado em Gênesis.

E qual deve ser a postura do cristão em relação ao meio ambiente?
Deve ser como a de toda a humanidade. Em Gn 1:26-28 diz que devemos sujeitar e dominar a natureza. Parece uma noção agressiva, mas as palavras no hebraico são as mesmas usadas para sugerir o domínio do Messias, que seria uma coisa benéfica, de cuidado.

No segundo relato da criação, os dois verbos usados para escrever a relação do ser humano com o jardim é “guardar” e “cultivar”. É contribuir para o seu desenvolvimento. Mesmo após o pecado, no relato do dilúvio, esse mesmo mandamento é repetido por Deus a Noé, em Gênesis 9. É uma aliança eterna.

Então posso afirmar que cuidar da criação é um ato de amor?
Se eu realmente quero obedecer a ordem de Jesus de amar o meu próximo, então, farei de tudo para não prejudicar o meu irmão. Vou cuidar para que não ocorra desastres catastróficos, nem cultivar algo cujo o consumo prejudicará a saúde do outro, por exemplo. Cuidar da criação também é fazer o bem ao próximo.

Como podemos dar essa contribuição?
Nós podemos contribuir várias formas. De maneira pessoal, evitar o uso de plástico o máximo possível, reciclar, ter conscientização do que consumimos. Como família, dentro da minha casa podemos procurar meios de energias sustentáveis, cuidar do consumismo que gera muito lixo mundial.

Nas igrejas, com uso consciente da energia, plantando um jardim, uma horta comunitária, atividades de catar lixo na praia, por exemplo. Há muitas formas de ajudar esse meio ambiente que Deus nos incumbiu de cuidar.

Cuidar do meio ambiente é um ato de amor ao próximo
Pastor Timóteo Carriker tem Ph.D em Estudos Inter-culturais e mestrado em Missiologia, é professor, pesquisador e escritor. Foto: divulgação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -