24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

A necessidade da “reciclagem” bíblica

Além de fomentar o conhecimento, revistar temas importantes da Bíblia ajuda em algo fundamental em tempos tão difíceis: renovar a esperança. Foto: Freepik

Com o passar dos anos, é comum alguns crentes deixarem de estudar os fundamentos básicos da fé. Revisitar esses temas na Bíblia é necessário e urgente

Por Cristiano Stefenoni

Com o passar dos anos, é comum alguns crentes deixarem de estudar os fundamentos da fé em que acreditam. A ideia de revisitar temas básicos parece estar direcionada apenas aos neófitos, quando, na verdade, não deveria ser assim. Assuntos como graça, batismo, santa ceia, casamento, dízimos e ofertas, salvação e profecias precisam ser revisitados, como uma espécie de “reciclagem” na Palavra de Deus.

“Estudar a Bíblia é uma necessidade vital para quem a reconhece como principal fonte de nutrição espiritual. Sendo assim, quem diz que não há necessidade de se atualizar ou mesmo se desenvolver no assunto, está lentamente perdendo o seu ‘tônus’ da vida. É como imaginar que comer de qualquer jeito irá lhe garantir saúde perfeita”, alerta o pastor Maiquel da Silva Nunes, que é mestre em Teologia Aplicada.

Ele explica que a Bíblia não muda, muito menos os seus princípios e fundamentos. Contudo, as mudanças da sociedade e das pessoas requer uma atualização sistemática no aprendizado das Escrituras. “Nós mudamos, e ultimamente, temos mudado com uma velocidade cada vez maior, por conta das incríveis transformações que ocorrem em nosso mundo. Sendo assim, buscar a Bíblia para saber lidar com tanta coisa nova é uma necessidade urgente”, afirma.

- Continua após a publicidade -

Sobre a hora ideal de fazer uma “reciclagem” bíblica, o pastor Maiquel enfatiza que o melhor momento é agora. “É obvio que não temos como abarcar toda a gama de assuntos bíblicos diariamente. Mas um pedaço a cada dia fará uma construção intelectual e prática incrível. É como na escola, se estudamos um pouco todo dia estaremos preparados a qualquer instante. Porém, estudar na véspera da prova, além de ser arriscado, fará com o que foi aprendido rapidamente, sumir da memória rapidamente também”, compara.

Entre os vários temas fundamentais que a Bíblia traz o pastor sugere que o crente dê ênfase às profecias que envolvem o plano de salvação do homem, a volta de Jesus, bem como tudo isso está relacionado aos últimos acontecimentos na Terra. “Entender o plano da salvação e o que está revelado acerca do nosso futuro serão conhecimentos-chave para sabermos como usar o tempo que nos resta nesta terra, com muito mais sabedoria e responsabilidade”, justifica.

Além de fomentar o conhecimento, revistar temas importantes da Bíblia ajuda em algo fundamental em tempos tão difíceis: renovar a esperança. “Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Romanos 15:4).

A reciclagem bíblica em 7 lições:

  1. A Bíblia é uma fonte inesgotável de conhecimento. Jamais subestime seu aprendizado. Quanto mais se aprende, maior a necessidade de aperfeiçoamento.
  2. O ser humano não é uma máquina programável. O crente pode ser questionado por alguém sobre algum tema e ele esquecer até onde está o versículo bíblico que fala sobre o assunto. Dominar as doutrinas fundamentais não é importante só para quem aprende, mas principalmente para quem ensina.
  3. Caso tenha dúvidas sobre por onde começar a sua reciclagem bíblica, uma dica é refazer algum curso bíblico que a sua igreja já tem impresso, que servirá como o seu guia pessoal de estudos.
  4. É possível que, mesmo dominando determinado assunto, ainda surjam novas dúvidas. Nessas horas busque orientação pastoral, outras fontes de consultas confiáveis como um bom dicionário bíblico, por exemplo. Essa é a grandeza do aprendizado da Palavra de Deus.
  5. Aproveite essa reciclagem para anotar versículos importantes, temas que chamaram a sua atenção, curiosidades e dúvidas. Essas anotações poderão ser muito úteis depois para fazer um bom sermão, uma palestra ou inspirar uma música.
  6. Não dedique tempo apenas em temas complexos. Acredite, assuntos simples podem trazer grandes conhecimentos.
  7. Já parou para pensar que Deus está exatamente aguardando essa iniciativa para responder às suas orações?

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -