23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Você tem a “perseverança dos santos”?

A resiliência, ou seja, a capacidade de suportar pressão e seguir em frente, nunca foi tão necessária como agora. Foto: Freepik

A capacidade de suportar pressão e seguir em frente nunca foi tão necessária como agora. Mas essa expressão vai além de ser resiliente

Por Cristiano Stefenoni

Perseverar é uma habilidade que poucos possuem. A tendência natural do ser humano diante das provações é desistir. Mas no que se refere a vida cristã, a Bíblia não deixa outra alternativa: “mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13). E resiliência, ou seja, a capacidade de suportar pressão e seguir em frente, nunca foi tão necessária como agora. Mas o que seria a “perseverança dos Santos?”

De acordo com o pastor Gedimar de Araújo, líder nacional do Ministério de Apoio para Pastores e Igrejas (Mapi), a doutrina da “perseverança dos santos” não está relacionada a uma situação específica, mas sim a um estilo de vida de quem foi salvo por Jesus.

“A perseverança dos santos não é um meio para a salvação (que é um erro de interpretação), mas uma evidência de que estamos salvos em Cristo. Ninguém pode usar essa doutrina para justificar seu pecado ou se tornar indolente quanto a vida espiritual. Então, como demonstramos na prática a nossa perseverança e confiança em Cristo? Quando perseveramos em quatro situações: em meio as tribulações, em um mundo corrompido, aos planos frustrados e as promessas demoradas”, justifica.

- Continua após a publicidade -

Segundo Araújo, a maioria dos cristãos abrem mão da perseverança a medida que seus sonhos pessoais começam a dar errado. “O fato de seus planos não darem certo, não é motivo para desistir ou achar que Deus deixou de te amar. Muitos acabam tendo uma vida cristã frustrada por causa de sonhos que fracassaram. Não abra mão de sua fé por causa disso. Quando planejamos, não temos uma visão completa. Apenas Deus vê plenamente todas as coisas, por isso, somos ensinados a colocar tudo nas mãos dEle”, explica o pastor.

Além disso, pastor Gedimar enfatiza que, para o cristão, perseverar e seguir em frente não é apenas uma modinha motivacional. “É uma conduta que revela que somos filhos de um Deus santo. A santidade será a marca do crente, assim como a carnalidade é a marca do ímpio. Você não é um pecado lutando para ser santo, você é um santo lutando contra o pecado”, ressalta Araújo.

O pastor lembra que os grandes heróis da Bíblia também tiveram que persistir e seguir em frente ao terem os seus planos temporariamente frustrados. “A promessa de Deus nunca falha ou atrasa. Ela tem sempre a hora certa para acontecer. Com Abraão demorou 25 anos. Com José demorou 13 anos. Com Davi demorou 15 anos. Esperar não é necessariamente falta de fé. Então, fique firme. Se Deus prometeu, vai cumprir”, finaliza. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -