30.5 C
Vitória
sábado, 4 maio 2024

Uma Assembleia Mundial pela Bíblia

Por Erní Walter Seibert

Entre os dias 12 e 18 de outubro de 2023, na cidade de Egmond, Holanda, ocorreu a Assembleia Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas. Sob o lema “Palavra de Deus — Reconciliação para o mundo”, representantes de mais de 140 países se reuniram para relatar o que foi feito e, ao mesmo tempo, projetar o futuro da Causa da Bíblia.

Qualquer pessoa que entrasse no grande salão onde se davam as reuniões gerais da Assembleia, logo se impressionava com a diversidade de línguas, culturas e nacionalidades ali presentes. Pessoas de todos os continentes, estavam ali reunidas por um tema comum: a Bíblia Sagrada. Alguns vieram de países que estão nas manchetes dos noticiários por estarem em guerra. Outros, por estas mesmas guerras, não puderam vir. Alguns vieram de seus países em voos diretos. Outros, para chegar, tiveram de fazer várias conexões e levaram mais de um dia viajando. As roupas também mostravam a diversidade. Clérigos das Igrejas Ortodoxas, vestiam suas batinas ou sotainas pretas. Africanos e asiáticos vestiam roupas características de seus países. Mas se tudo apontava para a grande diversidade, havia uma unidade de propósito: traduzir, distribuir e provocar a interação com a Bíblia.

A Assembleia Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas costuma ocorrer de seis em seis anos. A última foi na cidade de Philadelphia, nos Estados Unidos em 2016. Por causa da pandemia de COVID-19, essa Assembleia foi adiada por um ano e ocorreu sete anos depois. A pandemia foi um grande desafio para todas as Sociedades Bíblicas do mundo. Se por um lado, por razões econômicas, havia menos recursos financeiros disponíveis, por outro lado o desejo de ler a Bíblia cresceu em muitos, justamente por causa dos efeitos da pandemia. E os esforços para traduzir e distribuir a Bíblia para todos foram redobrados.

- Continua após a publicidade -

Em preparação para este evento, nos meses que o antecederam, foram organizadas “grandes conversações” entre as Sociedades Bíblicas em torno de diversos temas. Os temas discutidos foram desde os cuidados com a criação que a Bíblia ensina em suas páginas, até a questão da oferta de Bíblias impressas e digitais. Em algumas sociedades se verificou que o interesse pela leitura bíblica diminuiu. Mas em quase todo o mundo, esse interesse cresce. A Bíblia continua sendo o livro mais traduzido, mais distribuído, mais lido e mais estudado do mundo.

A região do mundo onde mais Bíblias são distribuídas é a América Latina. A segunda é a África e a terceira é a Ásia. Se procurarmos o país onde mais Bíblias são distribuídas atualmente encontramos o Brasil em primeiro lugar. O Brasil se fez presente nessa Assembleia por meio da Sociedade Bíblica do Brasil.

O número de países em que não existe o trabalho de uma Sociedade Bíblica é muito pequeno. Pode ser contado nos dedos das mãos. Em praticamente todos os países do mundo, se alguém procurar por uma Bíblia, pode encontrá-la numa Sociedade Bíblica local. Mas o grande objetivo do trabalho das Sociedades Bíblicas não é vender Bíblias. Seu grande objetivo é levar as pessoas a interagir com a Bíblia e ajudá-las a ter uma vida melhor consigo mesmas, com Deus e com a sociedade. No esforço de levar a Bíblia para todos, alguns grupos recebem atenção especial: pessoas com necessidades especiais e línguas ainda não alcançadas. Há um grande esforço em levar a Bíblia para as diversas línguas de sinais faladas ao redor do mundo. Cresce também o esforço para levar a Bíblia em braile para os cegos.

O movimento bíblico no mundo não está parado. Ele se desenvolve. E todos podem participar. O que se pede é que os cristãos coloquem este movimento como tema de suas orações. Há necessidade de pessoas que se voluntariem para realizar este trabalho. Há também a necessidade de pessoas que dediquem seus recursos financeiros, fazendo doações, para que este trabalho continue acontecendo. Este é um trabalho que só pode ser realizado com amor e generosidade da parte de todos. Foi emocionante ver gente de todos os povos, raças e nações se reunindo por uma causa tão nobre.

A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Informações para a imprensa:
Sociedade Bíblica do Brasil
Contatos: 3474-5732
(11) 99286-6945
[email protected]

Erní Walter Seibert — Diretor Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil e Vice-Presidente das Sociedades Bíblicas Unidas

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas