23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Três principais motivações para doadores de alta capacidade

Foto: Reprodução

O que leva os que ganham muito a serem generosos com suas finanças?

Por Lilia Barros

Será que é porque aprenderam a ser generosos? Talvez por estarem cientes de sua influência na sociedade? Quem sabe eles enxergam a dimensão espiritual de suas doações… Ou seria porque estão focados no cenário geral e no longo tempo? Quais são as razões para pessoas de alto poder aquisitivo doarem parte de seus recursos, voluntariamente?

O Instituto Barna realizou um estudo para entender melhor os adultos que têm grande potencial para doações financeiras de caridade, chegando a diversas conclusões que se resumem em três principais motivações para atos de generosidade dos que possuem recursos financeiros. 

À medida que a temporada de doações de fim de ano se aproxima, as doações financeiras desse grupo representam uma proporção significativa das doações; é importante que os líderes da igreja e das organizações sem fins lucrativos entendam esse grupo, quer estejam levantando fundos com eles, aconselhando-os ou discipulando-os. Os próprios doadores de alta capacidade dizem que, em última análise, são guiados pelo desejo de refletir e glorificar a Deus e de abençoar os outros.

- Continua após a publicidade -

Igrejas, organizações e consultores financeiros têm a chance de fazer parceria com um grupo predominantemente cristão e profundamente pensativo para administrar sua riqueza e apoiar a transformação da comunidade. Além disso, doadores de alta capacidade podem ser catalisadores ou mesmo mentores de atividades generosas entre outros grupos.

Para o foco deste estudo em doadores de alta capacidade, Barna analisou adultos americanos cuja renda anual é de US$ 300.000 ou mais. A equipe entrevistou 79 pessoas que se enquadravam nessa categoria em 2022, em que foi solicitado aos entrevistados a refletirem sobre suas práticas de doação em 2021.

Três principais motivações para doadores de alta capacidadeQuase todos os doadores de alta capacidade relatam fazer doações anuais de caridade para organizações sem fins lucrativos.

Confira as três principais motivações para doadores de alta capacidade

1. Doadores de alta capacidade estão cientes de sua influência
Seja pela sabedoria que vem com a idade, sua fé cristã ou outros fatores, os doadores de alta capacidade sentem um senso de responsabilidade por sua riqueza e desejam administrar bem sua abundância. Este grupo está interessado em usar sua influência para ajudar a atender às necessidades locais e globais.

Além disso, seja pensando em indivíduos ricos em geral ou em si mesmos pessoalmente, cerca de metade dos doadores de alta capacidade concordam que deveriam doar mais do que outros. Mais da metade afirma ter recebido generosidade e outros três quartos dizem que foram ensinados a ser generosos. Eles agora têm os meios para alavancar uma resposta financeiramente significativa.

2. Doadores de alta capacidade veem a dimensão espiritual de suas doações
pesquisadores descobriram que “servir a Deus com meu dinheiro” é o principal objetivo financeiro desse grupo. Em última análise, esses indivíduos são especialmente motivados por motivações religiosas, como refletir o caráter de Deus, retribuir a Deus ou tornar-se semelhante a Cristo por meio de suas doações. Eles desejam refletir e glorificar a Deus e abençoar os outros com sua riqueza.

As doações de alta capacidade também são especialmente propensas a ver as doações financeiras como uma convicção e/ou disciplina espiritual. Eles não apenas desejam abençoar os outros financeiramente, mas também veem essa prática como necessária em sua caminhada espiritual. Uma porcentagem desse grupo diz que ora por meio de suas decisões de doação, e cerca de um em cada cinco também diz que um pastor fala sobre seus hábitos de doação.

Esses doadores não apenas doam sua generosidade monetariamente – quase três quartos também oferecem regularmente seu tempo.

3. Doadores de alta capacidade estão focados no cenário geral e no longo prazo
Quase todos os doadores de alta capacidade avaliam regularmente seu planejamento financeiro. Este é um grupo que deseja tomar decisões e metas financeiras sábias e faz questão de reavaliar as metas e fazer ajustes conforme necessário.

Dada a riqueza que estão administrando, muitos neste grupo estão menos focados na provisão diária e mais focados na preparação futura. As metas financeiras atuais e futuras de muitos doadores de alta capacidade enfatizam a preparação para a aposentadoria, a maximização dos investimentos e a criação de um legado financeiro para outros.

65% dos cristãos praticantes experimentaram diretamente a generosidade
Os dados de outro estudo chamado Por que dar é bom mostram que essa generosidade recíproca é especialmente proeminente entre os cristãos praticantes – a maioria dos quais diz ter recebido a generosidade de alguém e agora está motivada a ser modelo de generosidade para os outros (65%).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -