23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Transforme sonho em realidade em 2024

Metas devem ser mensuráveis ao longo do tempo, de modo a permitir uma avaliação do seu progresso. Foto: Freepik

Não importa a área. Se você quer mudanças, terá de agir. Especialista diz como traçar metas que funcionam

Por Cristiano Stefenoni

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” (Provérbios 21:5). Se há mais de 3 mil anos a Bíblia já falava da importância de fazer um bom planejamento e ter metas, significa que levar a vida ao acaso pode gerar um ano frustrado e sem crescimento. O que você quer de bom em 2024? Melhorar usa comunhão com Deus? Crescer profissionalmente? Cuidar mais da saúde? Tudo é possível, mas será preciso agir.

Para o empresário e autor best-seller, Paulo Vieira, que também é presidente da escola de Negócios Febracis, toda meta deve seguir dois critérios básicos: visar o lado positivo e ser alcançável, realista.

“Metas devem ser estabelecidas de forma positiva: diga o que você quer e não o que deseja evitar. Exemplo: Se quer emagrecer, estipule a meta do peso que quer chegar, ao invés de apenas falar que quer perder quilos. Metas também devem ser desafiantes e realistas. Precisam ser atingíveis, mas não muito fáceis. Importante que ela seja desafiante e lembre-se que é possível mudar a meta sempre que necessário”, explica Vieira.

- Continua após a publicidade -

Caso a meta seja um pouco mais difícil e complexa, ele diz que será preciso traçar uma estratégia para ser bem-sucedido. “No caso de metas que o indivíduo considere difíceis demais, a dica é dividir as metas em etapas. Desta forma, ao término de cada fase ele consegue identificar que está cada vez mais próximo da realização. Mais importante do que alcançar o que se deseja é a trajetória ao longo do caminho, portanto, estabeleça metas que sejam sustentáveis para você e para os seus valores de vida”, afirma.

Abaixo você confere dicas importantes que o gestor separou para quem deseja ter sucesso em suas metas no ano que vem, confira:

Consciência

Antes de começar a escrever os objetivos tenha consciência do seu estado atual. Cada um é responsável pelos resultados que obtém. Se a sua vida está boa, mérito seu. Se ela está ruim, responsabilidade sua. Consequentemente, somente você poderá mudar a sua vida. Isso é a autorresponsabilidade. Quando você assume a responsabilidade de seus resultados, não critica ninguém, não traz a culpa a outra pessoa, isso transforma a vida e potencializa os resultados.

Sonhos x objetivos

Entenda a diferença entre sonhos e objetivos: o sonho é algo que está no campo das ideias. Seja aquela viagem, a casa dos sonhos etc. Já objetivos são “sonhos com data para acontecer”. Transforme-os em metas neurologicamente corretas. Pense no futuro e aja no presente.

Metas realistas

No seu planejamento, seja para qual área for, as metas devem:

  • Ser estabelecidas de forma positiva. Diga o que você quer e não o que deseja evitar.
  • Ser desafiantes e realistas.
  • Ser atingíveis, mas não muito fáceis.
  • Ser passíveis de mudança caso necessário.
  • Devem estar sob o seu controle direto ou indireto.
  • Ser mensuráveis ao longo do tempo, de modo a permitir uma avaliação do seu progresso.
  • Ter data definida ou um prazo para alcançar o que quer.
  • Ter recursos. É sempre mais motivante saber que você tem recursos. Para atingir suas metas faça uma lista do que você tem e do que vai precisar.
  • Ter um plano de ação. É nessa fase em que o indivíduo divide as metas em ações para realizá-las e as acompanha ao longo do tempo.
  • Ser divididas em etapas caso sejam difíceis de alcançar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -