23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Síria: mais de 5 mil famílias cristãs são socorridas nos Centros de Esperança

Igreja sedia um dos Centros de Esperança em atuação na Síria - Foto: Portas Abertas

Portas Abertas, a partir de parceiros locais, ajuda às vítimas dos terremotos a recomeçarem a vida no país com vários projetos sociais 

Por Patricia Scott

A Síria está devastada devido aos terremotos de alta magnitudes, que ocorreram em fevereiro, sem contar a guerra que assola o país há mais de uma década. Desde a catástrofe  natural, a Missão Portas Abertas, a partir dos parceiros locais, iniciou o desenvolvimento de projetos a partir dos Centros de Esperança espalhados pelo país. Eles foram organizados em três fases: curto, médio e longo prazos. Vale salientar que a instituição já atua na região há mais de 10 anos.

Imediatamente, as famílias cristãs com extrema necessidade receberam doações únicas. Segundo Portas Abertas, quatro mil foram beneficiadas com uma ajuda única de R$ 90.

Já na fase seguinte, 3.038 famílias que continuaram em vulnerabilidade receberam novamente a doação anterior. E outras 2.800 serão atendidas com auxílio durante seis meses. No total, 5.038 famílias foram socorridas por Portas Abertas.

- Continua após a publicidade -

A Síria ocupa a 12ª posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023. O ranking é elaborado por Portas Abertas, que classifica os 50 países onde é mais difícil para o cristão viver. 

Síria: mais de 5 mil famílias cristãs são socorridas nos Centros de Esperança
Rouwayda, que é cristã e mãe de três filhos, está sendo beneficiada pelos projetos – Foto: Portas Abertas

Restauração de residências 

Milhares de residências foram destruídas. No entanto, a reconstrução de casas e apartamentos foi iniciada com a ajuda de Portas Abertas. Até o momento, 265 moradias foram reparadas. Outras 518 residências estão com a restauração em andamento. Há uma lista de espera de 2.600 casas e apartamentos de cristãos.

Dentro desse contexto, há ainda o programa de cuidados pós-trauma com apoio de Portas Abertas. Nos hospitais e clínicas, os cristãos recebem aconselhamento, além de apoio emocional.

A expectativa é de que 10 mil pessoas sejam beneficiadas pelos cuidados pós-trauma, de acordo com Portas Abertas. As crianças também participarão de acampamentos de férias, a partir deste mês, como também de outras atividades. A iniciativa tem como objetivo ajudar a aliviar o fardo emocional que os pequenos têm enfrentado.

Recomeço esperançoso

A cristã Rouwayda é uma das beneficiadas pelo projeto de restauração de residências. Mãe de três filhos, ela teve que sair de casa, já que a estrutura foi completamente destruída. “Acordamos assim que os tremores começaram e fomos o mais rápido possível para a porta. A casa inteira desabou”, relata.

Com ajuda de parceiros de Portas Abertas, Rouwayda está segura em uma casa alugada. “Agradecemos a Deus e o louvamos por tudo que tem feito. Minha vida foi completamente mudada. Estamos na nova casa graças à generosidade das pessoas. Essa é a vontade de Jesus. Ele mudou minha vida”.

Para colocar com a Missão Portas Abertas no socorro às famílias cristãs, na Síria acesse o link. O trabalho dos Centros de Esperança oferece alimentos, remédios e cuidados pós-trauma, visando à reconstrução da comunidade na Síria.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -