back to top
24.9 C
Vitória
sexta-feira, 18 DE abril DE 2025

Seu guia de oração

“…Senhor, nos ensine a orar…” Lc 11:1

Por Erasmo Vieira

Uma criança estava muito gripada e por isso não podia ir à escola, o que a deixava triste. Então, chama a mãe e pede para que faça uma oração para Jesus, de modo que ela pudesse melhorar e ir à escola no dia seguinte. A mãe dá um sorriso, se ajoelha com a filha e faz uma oração bem simples. Logo que a mãe diz “amém”, a pequena pergunta: “O que foi que Ele disse?”

Essa pequena história nos dá os direcionamentos de uma oração que Jesus responde. Por causa da fé. Por causa da esperança. Por causa da resposta.

- Publicidade -

Os apóstolos nunca pediram que Jesus lhes ensinasse a curar, ou a pregar, ou a ensinar. Mas pediram que Jesus lhes ensinasse a orar. Naturalmente, porque viram o exemplo de Jesus e de João Batista.

Não sabemos como orar. Ficamos perdidos e confundimos oração com a varinha do Harry Potter, com um extintor de incêndio ou com um analgésico para a culpa. Do mesmo jeito que fazemos as coisas da vida com naturalidade, também assim devemos fazer com a oração.

Para entender melhor sobre a oração considere essas quatro verdades bíblicas:

1. Deus ama quando falamos com ele

Ele deseja que Lhe falemos sobre qualquer assunto. Ele ouve com atenção, sempre! E quando falamos com Ele, foi Ele mesmo quem colocou o assunto em nossas mentes. Ele está interessado em cada pedaço de nossa vida. A Bíblia diz, no Salmo 103, que Deus é um pai bondoso para com Seus filhos e compassivo com aqueles que O reverenciam. E 1 João 5 diz que podemos chegar diante do trono de Deus com a certeza de que Ele nos recebe e nos atende. Orar é, portanto, conversar com o Pai que nos ama.

2. Deus ouve as orações simples e sinceras

Se orar é conversa, é relacionamento pessoal, nossa linguagem precisa ser a mais simples possível. Direta e afetiva. Deus nos conhece e não precisamos usar máscara ou linguagem erudita. Como Deus é autêntico, assim devem ser as orações que fazemos. As orações mais simples são, geralmente, as mais poderosas. Lembre-se de não ficar repetindo as palavras ou frases, e que orações longas não significam que são poderosas. Dê uma lida em Mateus 6:5-8.

3. Deus adora responder graciosamente aos seus filhos

Mais de 20 vezes no Novo Testamento somos desafiados a pedir. A Bíblia diz que se buscarmos, acharemos, se pedirmos, receberemos e se batermos a porta será aberta. Só que Deus não nos dá o que pedimos, mas o que precisamos. Jeremias 33 nos diz que se chamamos por Deus, Ele nos responde, e mais, que Ele nos mostrará coisas maravilhosas que não conhecemos. Veja também Mateus 7:11.

4. Deus anseia ficar pertinho de nós

É o desejo de Deus. Estar perto de nós. Isaías 30 nos diz que o Senhor espera que nos cheguemos a Ele para que nos mostre seu amor e compaixão. Diariamente Deus está esperando que você pare e tenha sua Hora Tranquila. Ele espera com ansiedade que você dê esse tempo para Ele. E quantas vezes Ele nos espera e espera, e nada. Porque passamos dias sem falar com Ele. Não faça isso com Deus. Afinal de contas, você precisa mais dEle do que Ele de você. Em Oséias 6:6, lemos que Deus não deseja nosso sacrifício, mas o nosso amor. E Tiago nos diz em 4:8: “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês”.

A oração, como Jesus nos ensina, é uma verdadeira forma de adoração e comunhão. Adoração, porque exaltamos ao Deus Eterno, que tudo nos dá. Comunhão porque revela nossa intimidade de estar falando com Ele, o Criador do Universo.

Uma criança nunca tinha ido a uma igreja. Ao passar uns dias com a avó, esta a leva para a igreja num domingo. Quando o pastor pede para todos baixarem suas cabeças em oração, como quem está olhando para o chão, a garota se volta para a avó e pergunta: “Vovó, o que eles estão procurando?”.

Orar é procurar. Procurar Jesus e deixar que Ele nos dê as direções de vida.

Erasmo Vieira é pastor e psicólogo.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas