22.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril 2024

Será que sou um adorador?

Só Deus sabe quem é adorador verdadeiramente, daí a expressão “vós o adorareis em espírito e em verdade”. Foto: Reprodução
Só Deus sabe quem é adorador verdadeiramente, daí a expressão “vós o adorareis em espírito e em verdade”. Foto: Reprodução

Seria possível identificar se uma pessoa está de fato adorando? Há sinais visíveis no comportamento de alguém que revelam isso?

Por Lilia Barros 

O músico Atilano Muradas diz que avaliar se uma pessoa está de fato adorando é algo complexo, mas diz que há, sim, um perfil identificável do adorador.

“Não existe um ‘adorômetro’ que meça isso, mas é possível traçar o perfil do adorador. Se alguém tem por hábito ler a Bíblia, orar, participar dos cultos, atuar em algum ministério cristão, se está mergulhado nas coisas de Deus de forma sincera, é natural que todas as suas ações sejam consideradas como adoração, que se traduz por um estilo de vida exemplar diante de Deus e dos homens”, afirma Atilano.

Só Deus sabe quem é adorador verdadeiramente, daí a expressão “vós o adorareis em espírito e em verdade”. “Eu não sei se a pessoa que está cantando, orando, está adorando de verdade ou se é da boca para fora”, reforça Parcival.

- Continua após a publicidade -

A estranha boa sensação

O maestro pontua, contudo, que a rememoração dos grandes atributos de Deus, por meio do louvor, provoca uma sensação estranha em quem louva. Ele explica:

“Quando lembramos que Deus é perfeito, reconhecemos que somos imperfeitos; quando lembramos que Deus é eterno, lembramos que somos fugazes, breves, e quando lembramos que Deus tudo sabe, lembramos que não sabemos nada. Isso nos leva à confissão de pecados. Esse é o papel do louvor no culto. Quando lembramos quem Deus é, reconhecemos quem nós somos e pedimos perdão. Isso é adorar”, diz.

Um comportamento típico de adoração está em Mateus 8. “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra”.

Adore em casa

Crie um ambiente de adoração dentro de casa e melhore seu momento especial com Deus.

Espaço tranquilo. Uns preferem ouvir músicas suaves, outros, o silêncio. Mesmo sendo quase impossível encontrar no dia a dia um lugar 100% silencioso em nossos lares, sempre há aquele espaço dentro de casa onde seremos menos importunados.

Horário. Tão importante quanto o local é o horário escolhido para sua adoração pessoal. Dê preferência a um momento em que os afazeres da casa já cessaram. Muitos separam a madrugada para os encontros com Deus. Crie um horário fixo como parte de sua rotina diária.

Ambiente organizado. O lugar escolhido para a sua adoração pessoal deve ter uma Bíblia, algum livro de meditação cristã, material para cânticos, iluminação adequada, um caderno para anotações etc.

Corrente de oração. Orar pelo próximo é fundamental em qualquer adoração. Isso tira de nós o egoísmo e nos aproxima do caráter de Jesus. Então, tenha sempre um caderno para anotar os pedidos de oração das pessoas, nomes para interceder, milagres que você deseja alcançar.

Crie um roteiro. É importante organizar sua adoração para que esse momento seja agradável e atrativo. Uma sugestão de sequência seria louvor, oração inicial, leitura de texto bíblico e meditação sobre ele, oração intercessora (oração pelos outros), louvor e oração final.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -