21.6 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

Sabe da última? Crente fofoqueiro não vai para o céu! 

A fofoca é um dos maiores malefícios da igreja, pois gera divergências, controvérsias e divisão entre irmãos. Foto: Freepick

Falar da vida dos outros é considerado um pecado grave na Bíblia e traz uma série de problemas para a igreja como brigas e divisões.

Por Cristiano Stefenoni

Você viu a foto que aquela irmã do louvor lá da igreja postou no Instagram? E o vídeo com a nova namorada que o pregador colocou no Facebook? Perguntas aparentemente inocentes como essas podem causar estragos sem tamanho. A fofoca destrói relacionamentos, cria inimigos, isola pessoas, provoca depressão, ansiedade, interfere na produtividade do trabalho, e de acordo com a Bíblia, desagrada muito a Deus.

Aliás, o brasileiro gosta tanto de ouvir e falar da vida dos outros que chegou a ser alvo de um estudo do Instituto Real Time Big Data, em 2022, quando revelou que 75% dos brasileiros gostam de ouvir fofoca e 74% conhecem algum “linguarudo”. Entre os assuntos que geram mais fofocas estão política (29%), polêmicas (13%), vida alheia (11%), traições (7%), novelas (6%), artistas (5%) e fake news ou postagens indevidas (3%).

“O fofoqueiro é uma pessoa desqualificada socialmente, malvista, que gera problemas, traz desgaste, tristeza e problemas”, afirma Paulo Eduardo, pastor sênior da Primeira Igreja Batista de São Paulo.

- Continua após a publicidade -

O pastor ressalta que quando a fofoca atinge a igreja o estrago é ainda mais devastador. “O meu pai sempre dizia que um dos maiores malefícios da igreja é a fofoca. Gera divergências, controvérsias, divisão entre irmãos”, alerta o pastor.

Caso alguém saiba algo grave de outra pessoa e queira ajudar, o pastor orienta a seguir as orientações da própria Bíblia. “Faça o que Jesus disse e vá diretamente a pessoa envolvida. Fale com respeito, dignidade e educação. Deixe claro que a sua intenção é ajudar, para que ele veja o problema e se corrija do erro. E se por acaso não conseguir resolver sozinho, chame outro irmão para ajudar”, diz Paulo Eduardo.

Muito cuidado com as redes sociais

Os cristãos devem ter um cuidado redobrado quando o assunto são as redes sociais. Da mesma forma que elas podem ser utilizadas para falar de amor ao próximo, elas também podem destruir o próximo. “Devemos usar as redes para que as pessoas vejam a quem servimos, que é o Senhor que dirige as nossas vidas. Mas lamentavelmente, muitos cristãos nós não vemos nas redes o menor sinal da fé que têm em Jesus Cristo”, lamenta o pastor.

O mesmo serve para o Whatsapp. O pastor orienta que nunca se use essa ferramenta para falar mal de alguém, principalmente, porque tudo o que passa por ali fica registrado e o estrago pode ser ainda maior.

“Não registre nada ruim de alguém. Se há algo mais delicado a falar, apenas marque com a pessoa de conversar pessoalmente. Jamais deixe registrado lá o problema, seja em áudio, texto, vídeo ou foto”, alerta o pastor.

A Bíblia condena veementemente a fofoca

As Sagradas Escrituras consideram esse pecado tão grave, que há advertências contra ele tanto no Antigo como no Novo Testamento. Entre as dezenas de versículos sobre o assunto, Provérbios 6:16-10 fala de sete coisas que Deus odeia, e a última delas, a que Ele abomina é “A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

Já Tiago 1:26 diz que “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!”. O próprio Jesus advertiu veementemente quem tem o hábito de falar da vida dos outros:

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” (Mateus 7: 1-3).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -