Pesquisa internacional revela que pontuação média dos estudantes brasileiros está no nível mais baixo da escala pedagógica de proficiência
Por Cristiano Stefenoni
Quatro em cada 10 estudantes brasileiros do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam a leitura e têm dificuldades em explicar a informação lida no texto. Os dados preocupantes fazem parte do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) de 2021, divulgados nesta quarta-feira (17).
Para efeito de comparação, enquanto no Brasil 40% dos alunos têm dificuldades com a leitura, em outros 21 países esse percentual não passa de 5%. Dentre eles, Irlanda (2%), Finlândia (4%), Inglaterra (3%), Singapura (3%) e Espanha (5%).
A pontuação média alcançada pelos estudantes brasileiros está no nível mais baixo da escala pedagógica de proficiência. O Brasil teve desempenho semelhante ao dos estudantes do Kosovo e Irã. O relatório mostra ainda que cerca de 24% dos alunos brasileiros dominam apenas as habilidades básicas de leitura.
“Precisamos de um sistema de ensino que dê muito suporte aos estudantes, acompanhe de perto, entendendo o contexto das crianças. Além de criar o hábito de leitura desde cedo. Porque esse estudante pode não ter o hábito de ser leitor fora do ambiente escolar, até por questões de família”, ressaltou o diretor do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins.
A pesquisa, realizada pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), avaliou mais de 400 mil estudantes em mais de 13 mil escolas, em 57 países e oito regiões. Ao todo, 187 escolas brasileiras participaram, com 248 turmas de 4º ano do ensino fundamental e 4.941 estudantes, distribuídos em 143 municípios de 24 estados.
Com informações da Agência Brasil