23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Prêmio Areté para 115 títulos da literatura cristã brasileira em 23/11

Pastor Elton Batista de Melo, presidente da ASEC - Associação de Editores Cristãos

O mercado editorial cristão está perto de viver mais um Prêmio Areté, a maior premiação do segmento na América Latina. 

Por Lilia Barros

A solenidade do Prêmio Areté 2022 está marcada para o dia 23 de novembro, às 19h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo, com entrada franca. A livre participação aberta à todas as editoras, que publicam para o público cristão brasileiro, este ano teve 115 títulos inscritos. 

O Prêmio Areté é promovido pela ASEC- Associação de Editores Cristãos, que desde 1991 premia anualmente as melhores produções literárias cristãs produzidas no Brasil. Este ano, 2022, excepcionalmente, em função da pandemia do Covid-19, foram avaliados e premiados a produção dos anos 2019, 2020 e 2021. 

O presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos, pastor da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba (PR), Elton Batista de Melo explicou que todos os títulos avaliados são submetidos a uma rigorosa avaliação por três jurados, compostos por cristãos, sendo pastores, profissionais do setor e público cristão.

- Continua após a publicidade -

“São analisados dez quesitos relativos à produção textual, disposição gráfica, relevância do tema e contribuição literária para a cultura em geral. A cada ano, os critérios são aprimorados, visando alcançar a excelência na avaliação e assim fazer justiça às melhores publicaçôes em cada categoria.”, afirma.

O programa da edição Prêmio Areté 2022 inclui obras vencedoras, homenagens e menção honrosa.

Homenagem 

Jubileu de prata – Revista Comunhão

A Revista Comunhão nasceu como a mais expressiva publicação regional do país para o segmento cristão e, é hoje a maior em circulação no Brasil. Cada conteúdo publicado nas diversas plataformas de Comunhão, tem seu foco diuturnamente ajustado a fim de levar para o leitor informação específica da região onde ele estiver.

Comunhão é um canal aberto para que cristãos evangélicos a utilizem como plataforma de informação sobre eventos, de expressão de opinião e de formação específica, com matérias, estudos, entrevistas, artigos e pesquisas, além de cultura, música e literatura cristã.

A Revista Comunhão será homenageada pelos 25 anos de publicações mensais ininterruptas, como veículo editorial moderno e formador de opinião de um dos mais expressivos e crescentes nichos do mercado consumidor brasileiro: o público evangélico.

O presidente da ASEC, pastor Elton Batista de Melo se referiu à revista Comunhão como uma referência no segmento.

“Além da importância dos temas abordados, a revista comunica com todo o público cristão, valorizando a cultura e a ética do Reino. Ao longo destes 25 anos, a Revista comunhão se consolidou como um excelente produto para o público cristão por sua qualidade em conteúdo e excelência gráfica. Tem um visual moderno, alinhado com as principais tendências do segmento revista, superando inclusive as mídias para outros públicos. De uma revista regional a equipe da Next conseguiu produzir algo que ultrapassou os limites capixabas e hoje alcança público em todo o Brasil.”

Prêmio Areté para 115 títulos da literatura cristã brasileira em 23/11Programa: 

1- Obras Vencedoras
2- Homenagens
Jubileu de prata – Revista Comunhão
Menção Honrosa – autor
Menção Honrosa – Jurado – homenagem póstuma
Personalidade Amiga do Livro Cristão.
Menção Honrosa – Liderança.
Personalidade Literária do ano

Veja abaixo as obras vencedoras, por categoria, bem como um breve perfil dos homenageados nesta edição.

Menção Honrosa – autor

Martin Weingaertner (1949) nasceu em Rio do Sul, SC, filho de Lindolfo e Margarete Weingärtner. Cursou o Instituto Pré-Teológico e a Faculdade de Teologia em São Leopoldo (1961-73). Fez estudos complementares na Alemanha (1973-74 e 1999-2000) e na Irlanda do Norte (2009).

De 1974-91 pastoreou igrejas luteranas em Santa Catarina. Neste período também foi diretor de hospital e presidente duma comissão municipal de saúde.

Entre 1992-2020 foi professor de teologia bíblica ministerial na Faculdade de Teologia Evangélica (FATEV) em Curitiba. De 1993-2001 colaborou na tradução da NVI. De 1993 a 2018 foi capelão evangélico voluntário no Tribunal de Justiça do Paraná. Em 1998 elaborou o projeto do devocionário Orando em Família que editou por 25 anos.

Publicou comentários bíblicos “I e II Timóteo”, “Tito”, “Vem Espírito Santo, vem” e os subsídios de estudos bíblicos “Deus e a Família”. Além de inúmeros textos e participações em obras como “O Espírito Santo, o Evangelho e o Batismo” entre outros.

Desde 1973 é casado com Úrsula. Seu matrimônio foi abençoado com cinco filhos e agraciado com dez netos.
Martin é palestrante em diversas edições do Congressos de Teologia (Vida Nova entre outros – inclusive internacional) e um evangelista, percorrendo diversas regiões brasileiras, desde o sul, até o nordeste.

Menção Honrosa – Jurado – homenagem póstuma

Pr. Norberto Carlos Marquardt – Locutor da Rádio Tele-Fé | Luterano, – Nasceu em Domingos Martins, ES e faleceu em São Paulo em 27/08/2022. Foi casado com Regina Knopp desde 6 de março de 1993. Foi pastor da Igreja Luterana Nova Aliança de fevereiro de 1989 até 2022, completando 33 anos 8 meses. Pregador, músico, dirigente de reuniões, professor de apologética aplicada.

Personalidade Amiga do Livro Cristão

Patrícia Gama – Deputada Estadual, SP, 2018/2022 – é psicóloga e formada em violência doméstica e desigualdade de gênero, com experiência em elaboração e gestão de projetos sociais. Foi vereadora de São Paulo por dois mandatos e secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania da capital. Seu histórico de militância social tem início antes de seu ingresso na vida pública. Há 19 anos Patrícia atua em comunidades de base e nas periferias paulistanas por meio de serviço voluntário para enfrentamento à violência, ampliação do acesso a educação e geração de emprego e renda em comunidades na zona leste de São Paulo. Patricia Gama trabalha pela saúde da mulher, defesa dos direitos humanos, empreendedorismo social e pela proteção da infância e adolescência.

Menção Honrosa – Liderança

Selmi Susy Perrusi Aquino – Gestora de Qualidade e Pessoas na Editora Mundo Cristão. Foi presidente da ASEC na “gestão da pandemia”, 2020/21.

Personalidade Literária do ano

Bispo PAULO TARSO DE OLIVEIRA LOCKMANN – Graduou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia do Centro Universitário Metodista Bennett em 1973, Licenciou-se em Teologia – Novo Testamento, no Instituto Superior Evangélico de Teologia – ISEDET, em Buenos Aires. Escreveu dissertação sobre a obra lucana orientado por Prof. Dr. José Severiano Coratto (1979-80). Realizou estudos de especialização em línguas semitas na Universidade de Marburg – Alemanha, de 1984 a 1986. Participou da fundação da revista Estudos Bíblicos e Ribla, como membro do grupo ecumênico de Bíblia.

Atuou e trabalhou em outras organizações como Membro do Comitê de Evangelismo do Concílio Mundial Metodista, Conferencista na área de Bíblia em Seminários nos Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha e Itália, professor Permanente do Instituto Mundial de Missões da Faculdade de Teologia Candler da Universidade de Emory – E.U.A.; Professor de Exegese Bíblica – Faculdade de Teologia do Instituto Metodista Bennett; Presidente do Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil; Membro do Presidium do Concílio Mundial Metodista 200; Presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina – CIEMAL 2012 e Presidente do Concílio Mundial Metodista.

Fluente nos idiomas Alemão, Inglês, Espanhol e Português; é autor das obras Comentário da Carta aos Efésios, Comentário da Carta aos Filipenses, Seguir a Cristo I, Seguir a Cristo II, O Caminho do Discipulado, Cartas a uma Igreja Missionária, Testemunhas, Vidas que Mudaram o Mundo, Pelos Caminhos da Missão, Para que o Mundo conheça Jesus Cristo, O Prisioneiro do Senhor, Paixão por Cristo e Pela Vida, Jesus o Messias Profeta, Lições para Grupo de Discipulado 1, Lições para Grupo de Discipulado 2 e Até aos Confins da Terra.

Atualmente mora em Petrópolis, e mesmo aposentado segue comprometido com o estudo da Bíblia, dando aulas no seminário metodista Cesar Darcoso Filho, na I Re, e também no Instituto Teológico da 7a Re, que também leva seu nome (Instituto Paulo Lockmann), além de periodicamente estar envolvido no mentoreamento de pastores, dando aulas de escola dominical, pregando e dirigindo uma célula na Catedral Metodista de Petrópolis onde atua, além de seguir viajando a convite de pastores/as da diferentes cidades do RJ. O bispo Paulo é membro do Conselho Diretivo do Concílio Mundial Metodista, na condição de “Past President” e secretário do Comitê Mundial de Evangelismo para a América Latina. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -