24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Pastor Ivo Augusto Seitz morre aos 76 anos

Foto: reprodução

A causa do falecimento foi um mal súbito. Seitz foi pastor, músico e missionário da Igreja Batista

Por Carolina Leão

O pastor e músico Ivo Augusto Seitz, referência na Igreja Batista brasileira, morreu na última terça-feira (29), à sua casa, em Porto Alegre – RS. A causa do falecimento foi um mal súbito. O velório aconteceu no dia 30, na Igreja Batista da Floresta, na capital do Rio Grande do Sul.

A esposa do falecido pastor, Gladis Seitz, fez uma publicação nas redes sociais, em que explicou como aconteceu: “[…] Não estava enfermo. Sentiu-se mal ontem, foi ao hospital e os exames apontaram uma infecção, que passou a tratar. Hoje [terça-feira], teve uma manhã tranquila. À tarde, sentiu uma tontura, deu dois passos e faleceu. Teve atendimento médico, mas foram em vão os esforços de reanimá-lo”, relata. “Estamos todos muito abalados, pedindo o consolo de Deus para essa ausência tão grande”, conclui.

História e Legado de Ivo Seitz

Ivo Augusto Seitz nasceu em 12 de março de 1947, na Cidade de Porto Alegre/RS. Formou-se como Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, RJ, 1971. Casou-se com Gladis Seitz em dezembro de 1971, em Panambi, RS. Sua consagração ao Ministério Pastoral aconteceu em 1975, em Manaus, AM.

- Continua após a publicidade -

Dedicado à obra de Deus, Ivo A. Seitz foi pastor, missionário e músico. Ele teve uma importante contribuição à Igreja Batista Memorial da Tijuca e atuava como colaborador do projeto voltado para a música evangélica, Hinologia Cristã, formado por músicos e estudiosos cristãos. Um dos hinos compostos por Ivo Seitz é “Anda com Jesus”, 260 do Hinário do Culto Cristão.

Junta de Missões Nacionais

O pastor também era comprometido com a obra missionária e deixa um legado de dedicação à igreja evangélica. Durante a Operação Transtotal, em 1974, ele e a esposa, a irmã Gladis, sentiram a direção de Deus para a plantação de uma igreja na cidade de Humaitá (AM), local sem presença batista, onde ficaram até 1980, deixando organizada a igreja. Nesse mesmo ano, o Pr. Ivo atuou na sede de Missões Nacionais como responsável pelas operações e mutirões missionários, e, em 1981, retornou com a família ao Norte, onde, em 1986, completou a autonomia da Convenção Batista Rondônia-Acre (desde 1990 desmembrada nos dois Estados).

Atendendo ao convite para o ministério pastoral da Igreja Batista Filadélfia, em Porto Velho (RO), se desligou da JMN no período de 1986 a 1991. No ano seguinte, foi convidado a voltar para Missões Nacionais, assumindo “com temor e tremor”, em 1992, a secretaria geral, como era chamado o cargo de maior liderança na instituição.

Sob sua liderança, na total dependência de Deus, em 1993, foi consagrado o primeiro pastor batista indígena, Clarindo Tan Huaré. Em 1994, foi lançado o Dicionário Xerente-Português e Português-Xerente, do casal missionário Pr. Guenther Carlos e Wanda Krieger.

“Ao longo de 12 anos, vivemos o início da evangelização dos indígenas no Parque Indígena do Xingu (MT); a definição da nova Declaração de Visão da JMN; o Plano Nacional de Evangelização; a parceria com a União Batista Latino-Americana (UBLA); diversas operações missionárias, alcançando Amazonas, Goiás, Pará e Maranhão; e muitos outros avanços na evangelização do Brasil. No dia 20 de janeiro de 2004, o Pr. Ivo passou a direção executiva ao Pr. Ilton Pereira, durante a 84ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, quando assumiu o desafio de revitalizar a Igreja Batista da Floresta, em Porto Alegre (RS)” (Nota das Missões Nacionais)

Em vídeo publicado pelo projeto Hinologia Cristã, o pastor e escritor João Antônio de Souza Filho homenageou Ivo Seitz. Assista ao vídeo!

Confira também a Nota de Falecimento em recordação ao pastor

Com informações de Missões Nacionais e Hinologia Cristã

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -