Os padrinhos são aqueles que assumem a responsabilidade de ajudar o casal a ser feliz.
Por Cristiano Stefenoni
Ao contrário do que muita gente pensa, a principal função dos padrinhos de casamento não é dar presentes. Eles são aqueles que assumem a responsabilidade de “guardiões” da felicidade do casal para ajudar e cuidar para que sejam felizes para sempre.
É por isso que a escolha leva em consideração pessoas próximas aos noivos. Mas e quando a cerimônia religiosa é em uma denominação diferente da que o padrinho segue? Há problemas em aceitar o convite?
De acordo com o pastor Jorge Linhares, presidente da Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte, não há problema nenhum em ser padrinho de alguém que pertence a outra denominação e que o foco são os noivos e não a religião deles.
“Sim, eu posso aceitar o convite de ser padrinho de casamento em uma outra igreja, como a católica por exemplo. Estou ali para abençoar e consagrar os noivos, interceder por eles. Isso não significa que eu apoie tudo o que está acontecendo ali”, explica Linhares.
Segundo ele, a própria Bíblia dá fundamento para isso, visto que fomos “adotados”, ou seja, “apadrinhados” como filhos de Deus, citando João 1:12: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”.
O pastor ressalta que o cristão não deveria aceitar o convite em situações que são contra o princípio bíblico da união entre homens e mulheres ou caso a cerimônia aconteça em locais onde há um pacto com o malígno.
- 10 dicas para tornar o sexo um instrumento de intimidade no casamento
- Mulher demitida por postagens questiona limites da liberdade de expressão
“Quando envolver locais de religiosidade pagã, onde há pacto com as trevas, ou uma união que fere a visão de Deus sobre família, daí devemos recusar o convite”, orienta.
Caso seja necessário dizer “não”, o pastor orienta a fazê-lo de forma educada e respeitosa, e se possível, que seja acompanhado de um presente especial. “Dê uma Bíblia de presente, diga que vai orar pelo casal e lhes deseje felicidades”, diz.
Para que não haja dúvidas sobre como o casal deve agir na hora de convidar os padrinhos, o pastor Jorge sugere que seja feito o curso de noivos. “Oriento o casal a fazer um curso de noivos, participar de encontro de casais, entre outras atividades que podem ajudar nesse momento”, afirma o pastor.