23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

5 conselhos bíblicos para evitar o divórcio

Foto: Reprodução

No Brasil, o número de divórcios cresceu 8,6% em 2022 na comparação com 2021, de 386.813 para 420.039, segundo o IBGE

Por Patricia Scott 

O número de divórcios cresceu 8,6% em 2022, no Brasil, na comparação com 2021, aumentando de 386.813 para 420.039. Foram 340.459 casamentos desfeitos por meio judicial e 79.580 de forma extrajudicial, no cartório. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgadas no final de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesse cenário, é importante que os casais fiquem vigilantes e atentos aos ensinamentos da Palavra de Deus. O casamento foi a primeira instituição estabelecida pelo Senhor, conforme Gênesis 2.24: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. 

Segundo as Sagradas Escrituras, o Senhor abomina o divórcio [Malaquias 2.16]. Por isso, em Marcos 10.9, está escrito: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. 

- Continua após a publicidade -

“Lamentavelmente, não são poucos os casais cristãos que têm enfrentado problemas no casamento e, devido a isso, pensam seriamente em se divorciar. Visando ajudar esses irmãos a superarem suas crises conjugais, gostaria de trazer cinco conselhos práticos”, compartilhou em rede social o pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

5 conselhos bíblicos para evitar o divórcio, segundo o pastor Renato Vargens: 

Sem precipitação 

Não seja precipitado em suas decisões. Lembre-se de que a Palavra de Deus ensina que peca quem é precipitado (Provérbios 19.02)

Saiba ouvir 

Procure ouvir tanto a opinião quanto os conselhos de pessoas maduras; isso, com certeza, ajudará o casal a evitar erros (Provérbios 11.14)

Nada de impulsividade

Não seja impulsivo em suas palavras. Lembre-se de que a palavra dura suscita a ira, e a branda desvia o furor (Provérbios 15.11)

Elimine a mágoa

Não deixe que a mágoa tome conta do seu coração. Lance suas dores, decepções e frustrações diante do Senhor, na certeza de que Ele poderá curar seu coração. Lembre-se daquilo que Efésios 4.31 diz: “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade”;

Mantenha o hábito da oração 

Ore pelo e com seu cônjuge, pedindo ao Senhor que restaure o amor, conceda perdão e transformação ao casamento abalado por erros, que com certeza não foram cometidos por uma só pessoa da relação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -