23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Passar tempo de qualidade com o cônjuge pode salvar o casamento

Programar uma viagem em um feriado ou final de semana, mesmo que não seja para muito longe, é uma ótima opção para passar um tempo de qualidade com o cônjuge. Foto: Freepik

Casal precisa estar atento aos “vilões” do tempo e se programar para fazer mais atividades junto.

Por Cristiano Stefenoni

Tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Boa parte dos casais hoje vive em um total isolamento dentro de casa, mesmo morando juntos. Aqueles programas “a dois”, os passeios, as viagens e até os momentos de oração ficaram lá atrás no período do namoro. E não deveria ser assim. Apesar de haver solução para esse problema e ser possível voltar a passar tempo de qualidade com o cônjuge, não é uma tarefa fácil, principalmente, pela quantidade de distrações que essa geração oferece.

Um desses “vilões” do tempo do casal são as redes sociais. Dois estudos apontam a gravidade da situação: o primeiro, realizado pela Kapersky Lab, mostra que 80% dos casais já discutiram por causa da tecnologia, tendo motivos como passar tempo demais no celular, dar mais atenção ao telefone do que ao companheiro e interpretar textos ou emojis equivocadamente. E a segunda pesquisa, do Journal of Personality and Social Psychology, revela que casais que evitam mostrar a vida a dois na internet são mais felizes.

“As atividades da vida são responsáveis por roubar a maior parte do nosso tempo, e o restinho que sobra e deixamos para a família, tem sido de baixa qualidade. Mas creio que nós, que conhecemos as escrituras, precisamos vencer o pecado do uso errado da internet e do zap para dedicar um pouco mais para nossa família”, afirma o pastor José Ernesto.

- Continua após a publicidade -

Ele explica que lidar com as tarefas diárias e ainda assim separar tempo de qualidade para o casal é algo difícil, mas necessário de ser feito.

“É uma luta difícil e desigual, mas precisamos ter consciência de que é a única maneira que temos para dispor um pouco mais tempo com nossa família. E por mais dura que seja essa luta, o resultado final é surpreendente, ou seja, teremos plena certeza de que nossa comunhão com nossa família é a maior e melhor forma de sentir o verdadeiro amor, que alimenta a alma e o espírito”, justifica o pastor.

Outro ponto abordado por ele é quanto a vida espiritual do casal. “O que precisamos é de uma decisão do casal em definir um horário (manhã ou noite), que gastarão pelo menos 20 minutos, lendo um texto da Palavra, meditando e orando. Esse momento precisa ser feito de forma que nada impeça sua realização. Não pode haver desânimo ou desistência. Invista em sua vida pessoal, vale a pena cada centavo”, finaliza.

Algumas dicas para ter mais tempo de qualidade com o cônjuge:

Dê um tempo nas redes sociais

Não há nada mais desagradável do que você querer conversar com alguém e essa pessoa não tirar os olhos do celular. Isso demonstra que o que está sendo visto no aparelho é mais importante e interessante do que quem está ao seu lado. E acredite, muitos relacionamentos acabam por conta disso. Então, quando estiver com a pessoa amada ao seu lado, dê a atenção que ela merece.

Programe o seu tempo

Essa história de que as melhores coisas da vida acontecem por acaso pode até ter um pouco de sentido, mas na prática, em 90% das vezes será preciso programar o seu tempo para que tudo dê certo. É preciso sempre responder a três perguntas: Quanto tempo separei para o meu cônjuge hoje? O que faremos nesse tempo? E como faremos?

Fuja da rotina

Ninguém aguenta passar anos casados fazendo a mesma coisa todos os dias. Programe uma viagem ou um passeio mais próximo de casa, uma ida ao cinema ou ao teatro, fazer compras no shopping, um final de semana incrível em uma pousada ou um chalé aconchegante, uma noite divertida no boliche ou outro jogo a dois, ir conhecer uma lanchonete ou um restaurante que inaugurou a pouco tempo, assistir a um bom filme juntos em casa (sem tocar em assuntos como dívidas, filhos, trabalho, etc.), curtir um dia de praia ou um friozinho nas montanhas, enfim, há muitas possibilidades.   

Dedique tempo a Deus

Relacionamentos verdadeiramente felizes têm Deus como o centro de sua família. Nunca abra mão de fazer seu devocional juntamente com o cônjuge. Maridos e esposas precisam orar juntos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -